Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

O que “Jim das Selvas” e “Tarzan” têm em comum?

17 de julho de 2020

A série “Jim das Selvas” começou a ser exibida no Brasil em 1966 pela TV Tupi. Seus 26 episódios foram produzidos nos Estados Unidos em 1955. Para viver o herói na TV, os produtores chamaram o mesmo Johnny Weissmuller, que já tinha vivido o papel em dezesseis filmes entre 1948 e 1955. Weissmuller ganhou notoriedade ao conquistar cinco medalhas de ouro em natação nas Olimpíadas de 1924 e 1928. Bateu também 67 recordes mundiais.

Logo na abertura de cada episódio via-se Jim das Selvas no alto de um penhasco com sua roupa tipo e chapéu tipo safári. Ele tirava o chapéu e mergulhava de lá de cima num rio e depois começava a nadar.

“Jim das Selvas” (Jungle Jim no original) foi um personagem criado para tirinhas de jornal pelo cartunista americano Alex Raymond em 1934. Chamava-se James (“Jim”) Bradley e era caçador, guia e explorador do coração do continente americano. Tinha um filho adolescente, Skipper, e uma macaca, Tamba.

Não foi o papel mais famoso de Johnny Weissmuller como ator. Ele foi o primeiro Tarzan do cinema sonoro. Antes dele, os filmes de Tarzan foram todos mudos. Foi ele, portanto, que, ao encontrar Jane, disse pela primeira vez: “mim Tarzan, você Jane”. Foi com Weissmuller também que se ouviu pela primeira vez o grito do Tarzan na selva. Há várias versões a respeito de como foi feita a gravação do famoso grito. Uma das mais curiosas diz que ela juntou um tenor, um rosnado de cachorro, o trinado de uma soprano, uma nota tocada na corda sol do violino e o som de uma hiena, tudo isso executado de trás para frente.

Leia também: 10 curiosidades sobre Tarzan

Magalhães Júnior, especial para o “Você é Curioso?” (18/07/2020)

O que você vai ouvir:

Na sonora 1, Jim das Selvas conversa com Skipper a respeito de uma sombrinha dourada, que era cultuada por uma tribo africana. Na cena, Jim das Selvas é dublado por Araken Saldanha. De quebra, no finalzinho, dá para ouvir os guinchos de Tamba.

Na sonora 2, o indiano Kasseen era o ajudante de Jim das Selvas e o chamava de “saiib”. Jim encontra um bilhete deixado pelo filho, avisando que tinha ido embora. Kasseen foi dublado por Newton Sá.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

O primeiro beijo em novelas

O primeiro beijo em novelas

Durante 68 anos, a história da TV brasileira registrou que o primeiro beijo em telenovelas no Brasil aconteceu no último capítulo de "Sua Vida Me Pertence", exibido em 15 de fevereiro de 1952, na TV Tupi. A primazia coube ao casal Wálter Foster e Vida Alves. A novela...

Os programas de culinária pioneiros da TV brasileira

Os programas de culinária pioneiros da TV brasileira

O primeiro programa de culinária da TV brasileira foi apresentado pelo mestre-cuca (ainda não se usava o francês chef) Francisco Ribeiro Wright, mais conhecido como Chico Wright. A estreia aconteceu em 18 de setembro de 1955, na TV Rio. O programa não tinha um nome....

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This