A série “Jim das Selvas” começou a ser exibida no Brasil em 1966 pela TV Tupi. Seus 26 episódios foram produzidos nos Estados Unidos em 1955. Para viver o herói na TV, os produtores chamaram o mesmo Johnny Weissmuller, que já tinha vivido o papel em dezesseis filmes entre 1948 e 1955. Weissmuller ganhou notoriedade ao conquistar cinco medalhas de ouro em natação nas Olimpíadas de 1924 e 1928. Bateu também 67 recordes mundiais.
Logo na abertura de cada episódio via-se Jim das Selvas no alto de um penhasco com sua roupa tipo e chapéu tipo safári. Ele tirava o chapéu e mergulhava de lá de cima num rio e depois começava a nadar.
“Jim das Selvas” (Jungle Jim no original) foi um personagem criado para tirinhas de jornal pelo cartunista americano Alex Raymond em 1934. Chamava-se James (“Jim”) Bradley e era caçador, guia e explorador do coração do continente americano. Tinha um filho adolescente, Skipper, e uma macaca, Tamba.
Não foi o papel mais famoso de Johnny Weissmuller como ator. Ele foi o primeiro Tarzan do cinema sonoro. Antes dele, os filmes de Tarzan foram todos mudos. Foi ele, portanto, que, ao encontrar Jane, disse pela primeira vez: “mim Tarzan, você Jane”. Foi com Weissmuller também que se ouviu pela primeira vez o grito do Tarzan na selva. Há várias versões a respeito de como foi feita a gravação do famoso grito. Uma das mais curiosas diz que ela juntou um tenor, um rosnado de cachorro, o trinado de uma soprano, uma nota tocada na corda sol do violino e o som de uma hiena, tudo isso executado de trás para frente.
Leia também: 10 curiosidades sobre Tarzan
Magalhães Júnior, especial para o “Você é Curioso?” (18/07/2020)
O que você vai ouvir:
Na sonora 1, Jim das Selvas conversa com Skipper a respeito de uma sombrinha dourada, que era cultuada por uma tribo africana. Na cena, Jim das Selvas é dublado por Araken Saldanha. De quebra, no finalzinho, dá para ouvir os guinchos de Tamba.
Na sonora 2, o indiano Kasseen era o ajudante de Jim das Selvas e o chamava de “saiib”. Jim encontra um bilhete deixado pelo filho, avisando que tinha ido embora. Kasseen foi dublado por Newton Sá.