Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

A história do humorístico “Casseta & Planeta Urgente”

7 de julho de 2021

O programa “Casseta & Planeta Urgente” nasceu de dois veículos impressos de humor. Em 1978, o fanzine mensal “Casseta Popular” (uma brincadeira com Gazeta) foi lançado por Beto Silva, Hélio de La Peña e Marcelo Madureira, alunos da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Dois anos depois, Bussunda e Cláudio Manoel se juntariam ao trio para transformar o fanzine numa revista. Em 1984, três ex-redatores do “Pasquim” – Rubem Paiva, Reinaldo e Hubert – criaram o tabloide “Planeta Diário”.

Prev 1 of 1 Next
Prev 1 of 1 Next

Em 1987, os dois times foram convidados a participar da construção de um especial de final de ano na TV Bandeirantes. O programa foi ao ar com o nome de “Wanderglayson Show”, apresentado pelo comediante Luiz Fernando Guimarães. Depois dessa experiência, eles passaram a colaborar com textos no humorístico “TV Pirata”, da Rede Globo.

Naquela época, Doris Giesse era uma das mulheres mais comentadas da TV brasileira. Dona de uma beleza exótica, ela teve uma ascensão meteórica, passando de modelo de abertura de novela para apresentadora do “Jornal de Vanguarda”, da Band, e depois como apresentadora do “Fantástico”. Isso a levou a ter um programa com o seu nome em 1991. “Doris Para Maiores” era um programa que misturava jornalismo com humor e vice-versa. Doris fazia o papel de âncora de um telejornal, cujas reportagens eram encenadas pelo pessoal do “Casseta Popular” e do “Planeta Diário”.

“Doris Para Maiores” ficou no ar por um ano. Em 1992, a Globo lançou o programa mensal “Casseta & Planeta Urgente”. A estrutura era praticamente igual ao programa anterior. A ancoragem ficou a cargo também de uma linda jornalista: Kátia Maranhão. Ela fez o programa até 1994, ano em que foi substituída por Maria Paula, ex-VJ da MTV. Maria Paula tinha sido contratada pela Globo em 1993 para apresentar um game show. Ela casou tão bem com o humorístico que chegou a ser considerada a “oitava casseta”.

A partir de 1998, o “Casseta & Planeta Urgente” passou a ser semanal, com 25 minutos de duração. O programa nunca perde a sua filosofia “jornalismo de mentira, humor de verdade”. Um dos motivos do sucesso era a sátira que fazia da programação da televisão como um todo. Nem a própria Globo escapava. Da mesma forma, eles criaram personagens fixos que caíram no gosto popular. O Seu Craysson, “intrerpretádjio” por Cláudio Manoel, com as suas dicas de português. Ou a dupla Maçaranduba e Montanha no quadro “Diário de Um Macho”, que contava o cotidiano de dois marombados de academia, que – qualquer que fosse o motivo – saíam distribuindo porrada.

O futebol esteve tão presente que um dos quadros fixos era o Tabajara F.C., time do craque Marrentinho, interpretado por Bussunda. Havia uma faculdade no sul do país cujo nome era Faculdade Tabajara. A instituição teve que mudar de nome por causa do sucesso do quadro. Os alunos se recusavam a receber o diploma de uma instituição chamada Tabajara.

“Planeta & Casseta Urgente” ficou no ar com esse nome de 1992 até 2010.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

O primeiro beijo em novelas

O primeiro beijo em novelas

Durante 68 anos, a história da TV brasileira registrou que o primeiro beijo em telenovelas no Brasil aconteceu no último capítulo de "Sua Vida Me Pertence", exibido em 15 de fevereiro de 1952, na TV Tupi. A primazia coube ao casal Wálter Foster e Vida Alves. A novela...

Os programas de culinária pioneiros da TV brasileira

Os programas de culinária pioneiros da TV brasileira

O primeiro programa de culinária da TV brasileira foi apresentado pelo mestre-cuca (ainda não se usava o francês chef) Francisco Ribeiro Wright, mais conhecido como Chico Wright. A estreia aconteceu em 18 de setembro de 1955, na TV Rio. O programa não tinha um nome....

10 curiosidades sobre o seriado Bat Masterson

10 curiosidades sobre o seriado Bat Masterson

O personagem Bat Masterson foi inspirado num Bat Masterson verdadeiro. William Barclay "Bat" Masterson (1853-1921) foi uma figura importante do chamado Velho Oeste americano. Atuou como delegado federal, caçador de búfalos e colunistas de esportes num jornal. Adorava...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This