Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre o seriado Bat Masterson

21 de agosto de 2020
  1. O personagem Bat Masterson foi inspirado num Bat Masterson verdadeiro. William Barclay “Bat” Masterson (1853-1921) foi uma figura importante do chamado Velho Oeste americano. Atuou como delegado federal, caçador de búfalos e colunistas de esportes num jornal. Adorava uma jogatina. Recebeu o apelido “Bat” (morcego em inglês) porque uma dessas criaturas teria irrompido na igreja no dia de seu batismo. Em 1957, ele ganhou uma biografia, escrita por Richard O’Connors, que foi o ponto de partida para o seriado.
  2. “Bat Masterson” teve 108 episódios, divididos em três temporadas. Foi exibida originalmente nos Estados Unidos entre 8 de outubro de 1958 e 1º de junho de 1961. Estreou no Brasil no início de 1961. Era exibido em São Paulo, pela TV Record, às 22h10 de sexta-feira e no Rio de Janeiro, pela TV Rio, às 19h50 de domingo.
  3. Bat Masterson era interpretado pelo ator Gene Barry (1919-2009). Ao contrário de outros personagens de séries de faroeste, Bat Masterson se apresentava num figurino requintado, usando terno, colete, chapéu coco e uma inseparável bengala preta com cabo de madrepérola. O personagem era conhecido por ser um exímio jogador de cartas. Vivia de cidade em cidade frequentando saloons, atraído principalmente por mesas de pôquer.
  4. No seriado, “Bat” ficou sendo a abreviatura de Bartholemew.
  5. Murilo Nery, dublador de Bat Masterson, ficou famoso como apresentador de TV e de grandes shows.
  6. A primeira história inspirada em Bat Masterson foi escrita em 1932 pelo jornalista americano Damon Runyon (1880-1946). Recebeu o título de “Guys and Dolls”. O personagem de Runyon era chamado de Sky Masterson. Bat Masterson também apareceu em tiras nos jornais, desenhadas pela dupla Ed Herron e Howard Nostrand. Duraram apenas de julho de 1959 a abril de 1960. No Brasil, elas foram publicadas pelo jornal “Última Hora”.
  7. A fantasia infantil mais vendida no Carnaval de 1962 no Brasil foi de Bat Masterson. Muitas crianças também improvisavam, criando a bengalinha com cabo de vassoura pintado de preto e papel alumínio amassado na ponta.
  8. A popularidade de Bat Masterson era tão grande por aqui que Barry foi convidado a fazer um show no Brasil. Chegou no dia 23 de novembro de 1961, teve uma recepção entusiasmada no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, visitou o presidente João Goulart, encontrou seu dublador Murilo Néry e fez shows no Copacabana Palace e no Maracanãzinho, onde sorteou uma bengala de Bat Masterson.
  9. A grande marca do seriado “Bat Masterson” estava no seu tema musical. O tema original foi composto por Havens Wray e Bart Corwin e era cantado pelo próprio Havens Wray. Com o sucesso da série, o compositor Edson Borges fez uma versão em português, que foi gravada pelo cantor Carlos Gonzaga. Essa versão ficou durante meses em primeiro lugar nas paradas de sucesso do Brasil. O nome de Carlos Gonzaga nunca mais deixou de ser associado ao personagem do Velho Oeste.
  10. A tradução do tema original de “Bat Masterson” ficaria assim:

Voltamos muito tempo atrás no Oeste
Lá viveu um homem chamado Masterson
Ele usava uma bengala e um chapéu coco
Eles o chamavam de Bat, Bat Masterson.

A trilha que ele marcou ainda está lá.
Não há um, desde então, para substituí-lo
Nem aqueles com gatilho rápido
esqueceram a figura em sua marcha para casa.

Agora na lenda do Oeste
Um nome se destaca entre todos os outros
O homem que tinha a arma mais rápida
Seu nome era Bat, Bat Masterson.

Assista ao quadro “Quem Te Viu, Quem TV”, com Magalhães Júnior contando mais sobre Bat Masterson – e com uma versão exclusiva do tema de abertura:

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

O primeiro beijo em novelas

O primeiro beijo em novelas

Durante 68 anos, a história da TV brasileira registrou que o primeiro beijo em telenovelas no Brasil aconteceu no último capítulo de "Sua Vida Me Pertence", exibido em 15 de fevereiro de 1952, na TV Tupi. A primazia coube ao casal Wálter Foster e Vida Alves. A novela...

Os programas de culinária pioneiros da TV brasileira

Os programas de culinária pioneiros da TV brasileira

O primeiro programa de culinária da TV brasileira foi apresentado pelo mestre-cuca (ainda não se usava o francês chef) Francisco Ribeiro Wright, mais conhecido como Chico Wright. A estreia aconteceu em 18 de setembro de 1955, na TV Rio. O programa não tinha um nome....

1 Comentários

1 Comentário

  1. Paulo A. Neves

    Não foi à toa que minha mãe ficou escandalizada com os comentários e exigências destes senhor, bom ator mas bastante insocial…o esquecimento frente a outros tantos diante do público de hoje talvez seja a resposta do destino à sua deselegância..

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This