Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Curiosidades sobre Coco Chanel

24 de abril de 2019
  1. Gabrielle “Coco” Chanel nasceu na França em 1883. Ela mentia a idade: dizia que havia nascido 10 anos depois, em 1893.
  2. Órfã aos 12 anos, a futura estilista foi educada por freiras e foi cantora de cabaré antes de conhecer o milionário norte-americano Arthur Capel, que a ajudou a abrir uma lojinha na rua Cambon, em Paris, onde ela passou a vender chapéus. Depois, Coco começou a confeccionar vestidos e roupas que tornaram obsoleto o conceito de roupas desconfortáveis.
  3. O apelido de Chanel, “Coco”, significa “queridinha”. Ela começou a ser chamada assim na época em que era cantora de cafés, entre os anos de 1905 e 1908. A palavra era o refrão de uma das músicas que Chanel cantava
  4. Coco criou vários clássicos da mulher moderna: cabelo curto, o vestido “pretinho básico”, tailleur de lã tweed e o seu maior sucesso – o perfume Chanel n° 5, lançado em 1921.
  5. A partir de seu primeiro emprego, numa loja de chapéus, a francesa Coco Chanel abriu suas próprias lojas, tornando-se uma das mais importantes estilistas do mundo. O Chanel nº 5 é elaborado com uma mistura de 60 fragrâncias. Ele quase foi boicotado quando os franceses descobriram que em sua fórmula havia óleo do pau-rosa, uma madeira ameaçado de extinção. A Chanel precisou prometer que faria replantações da árvore na Amazônia.
  6. O 5 era seu número de sorte, tanto que Coco apresentou o produto no dia 5 de maio de 1921.
  7. Foi Marilyn Monroe quem tornou o perfume um sucesso. Ao ser entrevistada, perguntaram o que vestia para dormir. Marilyn respondeu: “Apenas algumas gotas de Chanel nº 5”.
  8. Coco Chanel morreu no dia 10 de janeiro de 1971, em seu quarto no Hotel Ritz, em Paris.

Leia também:
Existiu também o Chanel nº 1? E o 2, o 3 e o 4?
Curiosidades sobre 10 estilistas

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Os melhores perfumes estão nos menores frascos

Os melhores perfumes estão nos menores frascos

Existem também os perfumes Chanel nº 1, 2, 3 e 4? Como funciona o marketing olfativo? O que é aromaterapia? Essas e outras perguntas foram respondidas por Luciene Ricciotti, publicitária especializada em perfumaria e marketing olfativo. É autora de cinco livros, entre...

Ele está em todas as bocas: a curiosa história do batom

Ele está em todas as bocas: a curiosa história do batom

Pintar a boca era um hábito cultivado no Egito. A rainha egípcia Nefertiti mostra que as mulheres já gostavam de pintar os lábios mil anos antes de Cleópatra. Para isso, recorriam aos produtos naturais como a púrpura de Tyr. Já na Grécia, elas costumavam aplicar...

A linha do tempo da história dos perfumes

A linha do tempo da história dos perfumes

Os perfumes estão na sociedade há muito tempo e nunca perdem sua popularidade, mas você conhece a origem deste fenômeno? Descubra agora a evolução dos perfumes desde os tempos primordiais! Perfume para ocular o mau hálito No Antigo Egito: em 2900 a.C., os egípcios...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This