A partir de seu primeiro emprego, numa loja de chapéus, a francesa Coco Chanel abriu suas próprias lojas, tornando-se uma das mais importantes estilistas do mundo. O Chanel nº 5 é elaborado com uma mistura de 60 fragrâncias. Ele quase foi boicotado quando os franceses descobriram que em sua fórmula havia óleo do pau-rosa, uma madeira ameaçado de extinção. A Chanel precisou prometer que faria replantações da árvore na Amazônia. O 5 era seu número de sorte, tanto que Coco apresentou o produto no dia 5 de maio de 1921. Mas foi Marilyn Monroe quem tornou o perfume um sucesso. Ao ser entrevistada, perguntaram o que vestia para dormir. Marilyn respondeu: “Apenas algumas gotas de Chanel nº 5”.
Gabrielle “Coco” Chanel nasceu na França em 1883. Órfã aos 12 anos, a futura estilista foi educada por freiras e foi cantora de cabaré antes de conhecer o milionário norte-americano Arthur Capel, que a ajudou a abrir uma lojinha na rua Cambon, em Paris, onde ela passou a vender chapéus.
Depois, começou a confeccionar vestidos e roupas que tornaram obsoleto o conceito de roupas desconfortáveis.
Coco criou vários clássicos da mulher moderna: cabelo curto, o vestido “pretinho básico”, tailleur de lã tweed e o seu maior sucesso – o perfume Chanel n° 5, lançado em 1921.
Coco Chanel morreu no dia 10 de janeiro de 1971, em seu quarto no Hotel Ritz, em Paris.
0 comentários