Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Osama bin Laden

24 de abril de 2019

1. Osama bin Laden nasceu na Arábia Saudita, acredita-se que em 1957. Não se sabe muito a seu respeito, mas segundo ficha do FBI (polícia federal americana), ele media cerca de 1,94 m e pesava mais ou menos 72 quilos.

2. Foi casado com quatro mulheres simultaneamente. Uma delas é filha do mulá Mohammed Omar, líder espiritual do Taleban.

3. Ele era milionário, herdeiro de uma fortuna estimada em 270 milhões de dólares. Seu pai, Mohammed Awad bin Laden, o maior e mais rico empresário da construção civil da Arábia Saudita, teve 52 filhos.

4. Na década de 1970, ele estudava engenharia na Universidade de Jiddah. Em 1979, quando a União Soviética invadiu o Afeganistão, o professor Abdullah Azzam largou a universidade e foi lutar com os afegãos. Bin Laden o acompanhou e juntou-se aos mujahidin, guerrilheiros muçulmanos que lutavam contra os soldados soviéticos.

5. Bin Laden perdeu a nacionalidade árabe em 1994. Refugiado nas montanhas do Afeganistão, dizem que ele não dormia duas noites seguidas no mesmo local e que um de seus guarda-costas era seu filho.

6. Segundo o biógrafo Yossef Bodansky, alguns discursos de Bin Laden foram gravados e as fitas já tiveram mais de 250 mil cópias vendidas.

7. O empresário Khalil Mohamed bin Laden, cônsul honorário do Brasil em Jiddah, na Arábia Saudita, é irmão de Osama bin Laden. Ele é casado com a maranhense Isabel Cristina Bayma e odeia o irmão.

8. Uma sobrinha do líder islâmico, Wafah Dufour, posou seminua para a revista revista GQ norte-americana em dezembro de 2005. Ela aparecia nas fotos em roupas íntimas com penas de avestruz e dentro de uma banheira com espuma. Wafah é filha de um meio-irmão de Osama, Yeslam.

9. Em 1° de maio de 2011, Osama bin Laden foi assassinado por um comando especial de forças norte-americanas.

10. Em março de 2012, o site Wikileaks divulgou e-mails confidenciais que revelam que o corpo de Bin Laden não foi jogado ao mar, como havia sido divulgado. Ele teria sido levado de avião aos laboratórios da CIA.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This