OSAMA BIN LADEN

1. Osama bin Laden nasceu na Arábia Saudita, acredita-se que em 1957. Não se sabe muito a seu respeito, mas segundo ficha do FBI (polícia federal americana), ele media cerca de 1,94 m e pesava mais ou menos 72 quilos.

2. Foi casado com quatro mulheres simultaneamente. Uma delas é filha do mulá Mohammed Omar, líder espiritual do Taleban.

3. Ele era milionário, herdeiro de uma fortuna estimada em 270 milhões de dólares. Seu pai, Mohammed Awad bin Laden, o maior e mais rico empresário da construção civil da Arábia Saudita, teve 52 filhos.

4. Na década de 1970, ele estudava engenharia na Universidade de Jiddah. Em 1979, quando a União Soviética invadiu o Afeganistão, o professor Abdullah Azzam largou a universidade e foi lutar com os afegãos. Bin Laden o acompanhou e juntou-se aos mujahidin, guerrilheiros muçulmanos que lutavam contra os soldados soviéticos.

5. Bin Laden perdeu a nacionalidade árabe em 1994. Refugiado nas montanhas do Afeganistão, dizem que ele não dormia duas noites seguidas no mesmo local e que um de seus guarda-costas era seu filho.

6. Segundo o biógrafo Yossef Bodansky, alguns discursos de Bin Laden foram gravados e as fitas já tiveram mais de 250 mil cópias vendidas.

7. O empresário Khalil Mohamed bin Laden, cônsul honorário do Brasil em Jiddah, na Arábia Saudita, é irmão de Osama bin Laden. Ele é casado com a maranhense Isabel Cristina Bayma e odeia o irmão.

8. Uma sobrinha do líder islâmico, Wafah Dufour, posou seminua para a revista revista GQ norte-americana em dezembro de 2005. Ela aparecia nas fotos em roupas íntimas com penas de avestruz e dentro de uma banheira com espuma. Wafah é filha de um meio-irmão de Osama, Yeslam.

9. Em 1° de maio de 2011, Osama bin Laden foi assassinado por um comando especial de forças norte-americanas.

10. Em março de 2012, o site Wikileaks divulgou e-mails confidenciais que revelam que o corpo de Bin Laden não foi jogado ao mar, como havia sido divulgado. Ele teria sido levado de avião aos laboratórios da CIA.