Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

São Longuinho

24 de abril de 2019

 


É um santo do devocionário popular brasileiro. Antes de procurar um objeto perdido, a pessoa pede ajuda a São Longuinho e promete dar três pulinhos, falando o nome do santo, quando achar o objeto. Não há registros da origem desta crença. Já a versão mais aceita sobre quem foi São Longuinho é a de que ele teria sido um centurião romano chamado Cássio, que feriu Jesus com uma lança. O soldado se converteu, recebeu o nome de Longinus e tornou-se monge da Capadócia (atual Turquia), onde foi preso e decapitado.

A igreja de Nossa Senhora da Escada, em Guararema (SP), é a única que possui a imagem do santo no Brasil. A figura apareceu na antiga capela barroca de 1625 em 1960 não se sabe como. A partir de então, passou a ser venerada pelos moradores da região.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A palavra “dinheiro” é a mais citada na Bíblia?

A palavra “dinheiro” é a mais citada na Bíblia?

Postagens feitas nas redes sociais pelo especialista em finanças Thiago Nigro afirmam que “dinheiro” é a palavra mais citada na Bíblia Sagrada. Essa informação circula há algum tempo, mas ganhou força em compartilhamentos no final de março de 2021. De acordo com as...

Como é o ritual da excomunhão

Como é o ritual da excomunhão

O ritual pode ser aplicado apenas em pessoas batizadas na Igreja Católica. Uma vez excomungado, o condenado não pode mais receber sacramentos ou participar da vida da Igreja. Inicialmente, apenas leigos (não-religiosos) podiam ser excomungados. A sentença era...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This