Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

São Francisco do interior do Ceará é maior que o Cristo Redentor

25 de outubro de 2013

Desde a sua inauguração, em 12 de outubro de 1931, o Cristo Redentor se tornou a mais importante e simbólica estátua do Brasil. Tanto pelos seus 38 metros de altura (30 da imagem e 8 do pedestal) quanto pela belíssima paisagem que se estende a seus pés.  Não à toa que a imagem foi escolhida como uma das “Sete Maravilhas do Mundo Moderno”, votação organizada pela New Seven Wonders Foundation, da Suíça, entre 21 monumentos participantes de todo o planeta. O resultado foi divulgado em 7 de julho de 2007.

Na cidade de Canindé, a 120 km de Fortaleza, uma estátua de São Francisco de Assis tem chamado a atenção por ter o título de maior estátua sacra do país. Na verdade, ela tem apenas 25 centímetros a mais que o Cristo Redentor (sem considerar o pedestal). Em 4 de outubro de 2005, o município de apenas 73.878 habitantes  inaugurou a obra, que custou 2,2 milhões de reais aos cofres federal, estadual e municipal. A obra teve início em 22 de julho de 2002, durante a gestão do prefeito Glauber Monteiro. O São Francisco, de Canindé, é 5 metros mais alto que o Padre Cícero, da também cearense Juazeiro do Norte.


De acordo com a assessoria de imprensa do município, no entanto,  a construção poderia ter começado muito antes, ainda na década de 90, quando o artista local Bibi, autor de um Cristo Redentor de 40 metros em Mar Del Plata, na Argentina,  esculpiu a cabeça do santo. Só que o assunto esbarrou em questões políticas, já que alguns prefeitos eleitos relutavam em dar continuidade a projetos de administrações anteriores. Mesmo depois de pronta, a estátua continuou sendo alvo de polêmicas. A população, a princípio, rejeitou a estátua, por considerá-la mais parecida com São Pedro do que com São Francisco.  O Frei Carlos Antônio, vigário do município na época, justificou a aparência da obra.  “Pela dimensão da imagem, o arquiteto Expedito Deusdará teve que trocar o manto da imagem para melhorar a visibilidade à distância”, explica o religioso. Ele faz questão de assumir que esteve no grupo que questionava a estética do monumento. “No começo, eu também estranhei alguns aspectos visuais da obra, mas depois percebi que ela seria boa para a cidade”, diz. “Tanto que participei da cerimônia de inauguração, ao lado do arcebispo de Fortaleza, dom José Antonio Tosi”.

De fato, o povo de Canindé não tem do que reclamar: depois da construção da estátua, a cidade, que já era conhecida como “Meca Nordestina”, só aumentou sua vocação para o turismo religioso. Anualmente, 2 milhões de romeiros visitam o local (1 milhão deles apenas no período de 10 dias que antecede o aniversário de São Francisco, em 4 de outubro), que também conta com outros pontos bastante visitados, como a Basílica de São Francisco, o Zoológico de São Francisco (vale lembrar que o santo é o padroeiro dos animais) e o Corredor Religioso, onde ocorrem as procissões.

Leia também:
A família que construiu 250 Cristo Redentores
20 curiosidades sobre a trajetória do Cristo Redentor

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A palavra “dinheiro” é a mais citada na Bíblia?

A palavra “dinheiro” é a mais citada na Bíblia?

Postagens feitas nas redes sociais pelo especialista em finanças Thiago Nigro afirmam que “dinheiro” é a palavra mais citada na Bíblia Sagrada. Essa informação circula há algum tempo, mas ganhou força em compartilhamentos no final de março de 2021. De acordo com as...

Exército da Salvação

Exército da Salvação

O inglês William Both, pastor da Igreja Metodista, pregava todos os dias para marginais na região do East End, em Londres. Pediu que a sua Igreja admitisse aquelas pessoas, mas os metodistas se recusaram. Foi aí que Booth resolveu criar a sua...

1 Comentários

1 Comentário

  1. camylle 12456

    acho perfeita essa estátua, mas a falta e água na cidade é o que enfeia o ponto turístico.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This