Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Quem escolhe o novo nome do Papa?

24 de abril de 2019

Logo após a eleição de um novo Papa, o sumo-sacerdote anuncia o nome pelo qual será chamado durante seu pontificado. Esta tradição se espelha na Bíblia, que registra em diversas passagens a adoção de novas alcunhas pelos seguidores de Cristo. Uma das mais famosas é a que Cristo rebatiza o apóstolo Simão de Pedro e lhe diz que ele será a pedra sob a qual se erguerá a igreja.

O primeiro pontífice a trocar seu nome foi o Papa João 2º. Ele se chamava Mercúrio, nome de uma divindade pagã. A partir de então, a Igreja Romana passou a estimular a prática para evitar que seu líder tivesse um nome não-cristão. A escolha é pessoal e costuma revelar os rumos do próximo papado.

João é o nome mais recorrente, com 23 papas na história. Não houve até hoje um Pedro 2º, uma vez que adotá-lo seria um sinal de soberba. João Paulo 1º foi o primeiro na história a escolher um nome composto. Sua escolha sinalizava o desejo de seguir o caminho de reformas no estilo de pontificado de seus antecessores.

Leia também: Curiosidades sobre os Papas

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A palavra “dinheiro” é a mais citada na Bíblia?

A palavra “dinheiro” é a mais citada na Bíblia?

Postagens feitas nas redes sociais pelo especialista em finanças Thiago Nigro afirmam que “dinheiro” é a palavra mais citada na Bíblia Sagrada. Essa informação circula há algum tempo, mas ganhou força em compartilhamentos no final de março de 2021. De acordo com as...

Exército da Salvação

Exército da Salvação

O inglês William Both, pastor da Igreja Metodista, pregava todos os dias para marginais na região do East End, em Londres. Pediu que a sua Igreja admitisse aquelas pessoas, mas os metodistas se recusaram. Foi aí que Booth resolveu criar a sua...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This