Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Os santos da festa

24 de abril de 2019

 

Santo Antônio (13 de junho)
O Santo Casamenteiro Fernando Bulhões tornou-se Antônio quando entrou para a ordem dos franciscanos. Muitas pessoas fazem promessas a ele para conseguir se casar. Dizem até que algumas mulheres colocam a imagem do santo de cabeça para baixo como forma de forçá-lo a arranjar um marido o mais rápido possível. Sua fama é decorrente de uma premonição que ele teve durante um sermão. O pai do religioso havia sido condenado à forca por assassinato, mas ele chegou a tempo de provar sua inocência, daí a expressão “tirar o pai da forca”. Santo Antônio foi um padre que viveu no século XII e morreu muito jovem. Ele teria ficado famoso ajudando as donzelas a conseguir o dote, bens exigidos para que o casamento fosse realizado.

São João (24 de junho)
São João era filho de Isabel, prima de Maria (mãe de Jesus). De acordo com a igreja católica, foi por milagre que ela e Zacarias, já com idade avançada, geraram um filho. Quando adulto, São João preparou a vinda de Cristo e batizou-o no rio Jordão. Sua festa é tão importante no Nordeste que quase impediu a votação do IPMF no Congresso em 1993. O governo só conseguiu manter os deputados nordestinos no plenário porque prometeu reservas em vôos que chegavam a tempo para a abertura da comemoração.

São Pedro (29 de junho)
São Pedro tem as chaves do céu. Como foi um dos pescadores que se tornou discípulo de Jesus, é o santo padroeiro dos pescadores. Dizem que foi viúvo; então ele é também o santo cultuado pelas viúvas. São Pedro é conhecido como o fundador da Igreja católica, o primeiro papa. Jesus teria dito: “Tu és Pedro (pedra) e sobre esta pedra construirei minha igreja”. No seu dia, são realizadas procissões em terra firme e em alto-mar. Após o cortejo, os fiéis participam de uma missa campal, durante a qual são acesas fogueiras e erguidos mastros com a bandeira do santo. A brincadeira mais comum da celebração é a do pau-de-sebo.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A palavra “dinheiro” é a mais citada na Bíblia?

A palavra “dinheiro” é a mais citada na Bíblia?

Postagens feitas nas redes sociais pelo especialista em finanças Thiago Nigro afirmam que “dinheiro” é a palavra mais citada na Bíblia Sagrada. Essa informação circula há algum tempo, mas ganhou força em compartilhamentos no final de março de 2021. De acordo com as...

Exército da Salvação

Exército da Salvação

O inglês William Both, pastor da Igreja Metodista, pregava todos os dias para marginais na região do East End, em Londres. Pediu que a sua Igreja admitisse aquelas pessoas, mas os metodistas se recusaram. Foi aí que Booth resolveu criar a sua...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This