Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Expressões

24 de abril de 2019

  • Santo do pau oco

A expressão surgiu no século XVIII, em Minas Gerais. Os impostos cobrados pelo rei de Portugal eram elevadíssimos no auge da mineração. Para escapar do tributo, os donos de minas e os grandes senhores de terras da colônia colocavam parte de suas riquezas no interior de imagens ocas de santos, feitas de madeira. Algumas, normalmente as maiores, eram enviadas a parentes de outras províncias e até de Portugal como se fossem presentes.

  • Vá se queixar ao bispo!

No Brasil do século XVIII ter filhos era muito importante. A mulher precisava mostrar ao homem que era fértil, engravidando antes do casamento. A regra era aprovada pela própria Igreja, desde que depois o casamento se consumasse. Muitas vezes, o noivo ia embora e a mulher grávida ia reclamar com o bispo, que mandava alguém atrás do fujão.

  • Conto do vigário

Uma imagem de Nossa Senhora dos Passos foi doada pelos espanhóis Ouro Preto (MG) e começou a ser disputada pelos padres das igrejas Nossa Senhora do Pilar e Nossa Senhora da Conceição. O vigário de Pilar sugeriu, então, que a imagem fosse colocada em cima de um burro que estava no meio do caminho entre as duas. Dependendo do caminho que o animal fizesse, ficaria decidido o dono da imagem. Quando o burro foi solto, rumou direto para a Igreja do Pilar. Mais tarde, soube-se que o burro era de um padre de lá. 

  • Hóstia 

A palavra hóstia (do latim “hostia”) quer dizer vítima. Originariamente, era o animal imolado ao sacrifício. Na Antigüidade, chamava-se de hóstia o que era oferecido às divindades. A Igreja Católica teve a idéia de aplicar o termo hóstia a Jesus, que se deixou imolar para a felicidade dos homens. 

É possível adquirir uma hóstia através do correio. A iniciativa partiu da Igreja Episcopal da Inglaterra, que envia hóstias pré-consagradas via postagem. O serviço é gratuito, só é necessário pagar a taxa de envio, que custa duas libras (aproximadamente seis reais).

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A palavra “dinheiro” é a mais citada na Bíblia?

A palavra “dinheiro” é a mais citada na Bíblia?

Postagens feitas nas redes sociais pelo especialista em finanças Thiago Nigro afirmam que “dinheiro” é a palavra mais citada na Bíblia Sagrada. Essa informação circula há algum tempo, mas ganhou força em compartilhamentos no final de março de 2021. De acordo com as...

Exército da Salvação

Exército da Salvação

O inglês William Both, pastor da Igreja Metodista, pregava todos os dias para marginais na região do East End, em Londres. Pediu que a sua Igreja admitisse aquelas pessoas, mas os metodistas se recusaram. Foi aí que Booth resolveu criar a sua...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This