Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Exército da Salvação

24 de abril de 2019

O inglês William Both, pastor da Igreja Metodista, pregava todos os dias para marginais na região do East End, em Londres. Pediu que a sua Igreja admitisse aquelas pessoas, mas os metodistas se recusaram. Foi aí que Booth resolveu criar a sua própria Igreja. O Exército da Salvação nasceu em 1865.

Os salvacionistas, como são chamados seus seguidores, não praticam os sacramentos, como o batismo e a eucaristia. Para demonstrar a “luta do bem conta o mal”, Booth adotou a hierarquia militar. O chefe mundial da Igreja é o General, passando por recruta, soldado, sargento, major e coronel.

 

Os primeiros membros da comunidade foram alcoólatras, viciados e ex-prostitutas. Ao se converter aos ideais protestantes, muitos deles acabavam mudando seus hábitos de vida.

Os três “S” eram descritos por Booth como a maneira que o Exército da Salvação atua: “Primeiro a sopa, depois do sabão e por fim a salvação”.

Nem todo mundo gostou da iniciativa, na Inglaterra, um movimento de oposição chamado “Skeleton Army” se organizou para atrapalhar os encontros do Exército da Salvação e suas atividades sociais. Esse grupo era formado principalmente por donos de bares que estavam perdendo suas clientelas.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A palavra “dinheiro” é a mais citada na Bíblia?

A palavra “dinheiro” é a mais citada na Bíblia?

Postagens feitas nas redes sociais pelo especialista em finanças Thiago Nigro afirmam que “dinheiro” é a palavra mais citada na Bíblia Sagrada. Essa informação circula há algum tempo, mas ganhou força em compartilhamentos no final de março de 2021. De acordo com as...

Como é o ritual da excomunhão

Como é o ritual da excomunhão

O ritual pode ser aplicado apenas em pessoas batizadas na Igreja Católica. Uma vez excomungado, o condenado não pode mais receber sacramentos ou participar da vida da Igreja. Inicialmente, apenas leigos (não-religiosos) podiam ser excomungados. A sentença era...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This