Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Doutrinas religiosas exóticas

24 de abril de 2019

1. Cientologia
Seita fundada pelo autor norte-americano de livros de ficção e auto-ajuda L. Ron Hubbard. Prega que os homens são a reencarnação dos espíritos de extra-terrestres (thetans) que habitaram a Terra há 75 milhões de anos. Eles foram exilados no planeta por um maligno líder intergaláctico chamado Xenu. As almas dos ETs mortos ficaram vagando até ganharem “a contragosto” a forma humana. Nesse processo, perderam a consciência de sua imortalidade. Isso os impediu de continuar evoluindo.

2. Jedaísmo
Não é uma doutrina oficial, mas foi mencionada por 70.509 pessoas como sendo sua religião em um censo realizado na Austrália. Inspirada na série de filmes Guerra nas Estrelas, elaborada por George Lucas, ensina inclusive seus seguidores os passos necessários para se tornar um cavaleiro Jedi.

3. Igreja de Satã
Defende a necessidade de que o homem se reconheça como um animal carnal com desejos e emoções que não podem ser reprimidos. Considera pecados capitais a estupidez, pretensão, solipsismo (filosofia que diz que a única realidade no mundo é a própria pessoa), auto-ilusão, conformismo, orgulho contraprodutivo, falta de perspectiva, desconsideração de ortodoxias antigas e ausência de estética. Foi fundada pelo ex-domador de leões, hipnotizador, pianista de cabaré e policial Anton LaVey.

4. Revolução Raeliana
Fundada pelo jornalista francês Claude Vorilhon, que mudou seu nome para Rael, prega a teoria de que a humanidade teria sido criada por extraterrestres que visitaram a Terra há 25 mil anos. A Clonaid, empresa que afirma ter clonado seres humanos (nada se comprovou até hoje), pertence a membros desta religião.

5. Santo Daime
A religião surgiu no Acre no início do século XX. O fundador foi Raimundo Irineu Serra, também chamado de “Mestre Irineu”, lavrador e descendente de escravos. Ele conheceu o ayahuasca, um chá com efeitos alucinógenos feito com talos do cipó caapi e folhas da chacrona, em Brasileia (fronteira com a Bolívia). Irineu rebatizou a bebida a partir do rogativo “Dai-me Amor”, “Dai-me Firmeza” etc. A doutrina se baseia na prática espiritual individual, com o autoconhecimento como forma de obter sabedoria. Prega também o amor pela natureza. Estima-se que o número de seguidores no mundo todo seja de aproximadamente 15 mil pessoas.

6. Umbadaime
Combina os preceitos da Igreja do Santo Daime com elementos da umbanda. Seus seguidores, em uma das práticas rituais, cantam e oram vestidos de branco, ao som de atabaques, após tomar um cálice de daime (bebida alucinógena).

7. Seicho-no-ie
Em 1930, o japonês Massaharu Taniguchi publicou a primeira edição de uma revista contendo reflexões diversas sobre fé, vida e verdade, resultado de longos anos de estudos e pesquisas sobre diferentes filosofias e religiões. O trabalho marcou o surgimento da Seicho-no-ie. Esta doutrina prega que todas as religiões provêm do mesmo Deus universal. Seus ensinamentos buscam também conscientizar os homens sobre a preciosidade da vida de todos os seres humanos. Hoje, a Seicho-no-ie tem centros nos Estados Unidos, Alemanha, Canadá e Brasil, além do Japão. Em solo nacional, foi trazida por imigrantes nipônicos. Durante 50 anos, até sua morte, aos 91 anos, o próprio Taniguchi cuidou da propagação de seus pensamentos, realizando em todo o mundo palestras e transmissões radiofônicas. A publicação de jornais, revistas e livros, aliás, é uma das características marcantes do Seicho-no-ie. Conta-se inclusive que, após a divulgação de seus escritos na década de 30, começaram a ocorrer fatos espantosos, como a cura de doenças. Isso rendeu a seu fundador o título de “Homem Milagre do Japão”.

8. Wicca
A filosofia Wicca é inspirada em antigos rituais pagãos dos povos habitantes da atual Inglaterra, em que as mulheres eram veneradas por terem o dom da reprodução. Sobreviveu em segredo por todo o mundo até 1951, quando a última lei de caça às bruxas foi revogada no país. Na ocasião, o bretão Gerald Gardner passou a defender a Wicca como a primeira religião europeia e ela se espalhou pelo mundo. O nome “wicca” é uma variação de wicce, que no inglês arcaico significa “girar, dobrar, moldar”. A palavra também deu origem a witch, “bruxa”, em inglês.

9. Umbanda
Na umbanda, os orixás do candomblé são cultuados, mas não “baixam”. Os guias, entidades espirituais, se apresentam na forma de espíritos indígenas, pretos velhos ou pomba-gira, que dão conselhos e passes. Surgida no Rio de Janeiro na década de 1920, é uma mistura de elementos religiosos afro-brasileiros e do espiritismo. Existem dois grupos dentro da umbanda. Um só realiza trabalhos para o bem, enquanto o outro realiza qualquer tipo de pedido.

10. Chen Tao
A religião de culto aos seres extraterrestres foi criada em Taiwan em 1993 pelo professor de sociologia Chen Hong-min. Até 1992, ele se considerava ateu. Mas, nesse ano, diz ter recebido uma mensagem de Deus, alertando-o sobre a necessidade de criação de uma doutrina que contribuísse para a vida em harmonia entre os terrestres e os seres dos outros planetas. Os seguidores acreditam que cada pessoa tem três almas.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A palavra “dinheiro” é a mais citada na Bíblia?

A palavra “dinheiro” é a mais citada na Bíblia?

Postagens feitas nas redes sociais pelo especialista em finanças Thiago Nigro afirmam que “dinheiro” é a palavra mais citada na Bíblia Sagrada. Essa informação circula há algum tempo, mas ganhou força em compartilhamentos no final de março de 2021. De acordo com as...

Exército da Salvação

Exército da Salvação

O inglês William Both, pastor da Igreja Metodista, pregava todos os dias para marginais na região do East End, em Londres. Pediu que a sua Igreja admitisse aquelas pessoas, mas os metodistas se recusaram. Foi aí que Booth resolveu criar a sua...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This