Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Dom Hélder Câmara (1909-99)

24 de abril de 2019

 

Natural do Ceará, Hélder Câmara foi matriculado pela família num seminário aos 8 anos. Ordenou-se padre aos 22 anos e conseguiu uma permissão especial de Roma para celebrar missas dois anos antes do estabelecido pelas regras da Igreja. Virou bispo em 1952. Ele foi um dos fundadores da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e da Celam (Conferência Episcopal Latino-Americana). Em março de 1964, dom Hélder apoiou o golpe militar que derrubou o presidente João Goulart. Assumiu, logo depois, o Arcepiscopado de Olinda e Recife, que só deixaria aos 76 anos. Grande adversário da ditadura, ele acabaria sendo uma das grandes vozes que denunciou a ocorrência de tortura durante o regime militar. “Dom Hélder é meu bispo vermelho”, diz o Papa Paulo VI. Recebeu duas indicações para o Prêmio Nobel da Paz, em 1971 e 1974.

Morreu no dia 27 de agosto de 1999, aos 90 anos, vítima de uma parada cardiorrespiratória enquanto dormia. Seu corpo foi enterrado no mausoléu dos bispos, na Igreja da Sé, em Olinda.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A palavra “dinheiro” é a mais citada na Bíblia?

A palavra “dinheiro” é a mais citada na Bíblia?

Postagens feitas nas redes sociais pelo especialista em finanças Thiago Nigro afirmam que “dinheiro” é a palavra mais citada na Bíblia Sagrada. Essa informação circula há algum tempo, mas ganhou força em compartilhamentos no final de março de 2021. De acordo com as...

Exército da Salvação

Exército da Salvação

O inglês William Both, pastor da Igreja Metodista, pregava todos os dias para marginais na região do East End, em Londres. Pediu que a sua Igreja admitisse aquelas pessoas, mas os metodistas se recusaram. Foi aí que Booth resolveu criar a sua...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This