Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Como é a eleição do novo Papa

24 de abril de 2019

O nome da reunião fechada em que os cardeais elegem o papa é conclave (“com chave”).

A princípio, tanto diáconos como cardeais podiam escolher o sucessor ao trono de São Pedro, em uma seleção feita sob às vistas do povo. Depois da escolha do Papa Gregório X, que durou de 29 de novembro de 1268 a 1.º de setembro de 1271, estabeleceu-se que o processo se restringiria apenas aos cardeais e seria feito a portas fechadas (conclave).
Em 1503, o Papa Júlio II sancionou algumas normas que driblavam a compra de votos e outros privilégios na eleição do Papa e, em 1904, se determinou que não haveria possibilidade de vetos por parte de nenhuma autoridade à escolha do novo pontífice.
A questão do limite de idade – apenas cardeais com mais de 80 anos podem participar do conclave – foi adotada em 1979 por ordem do Papa Paulo VI.

Os 117 cardeais maiores de 80 anos com direito ao voto dirigem-se às suas cadeiras na capela Sistina, dentro do Vaticano, e são simbolicamente trancados ali. O mestre-de-cerimônias distribui as cédulas. Na parte de cima, elas têm a seguinte inscrição: “Eligo in summum ponti-ficem” (Escolho para sumo pontífice). A parte de baixo traz o espaço em branco, onde os cardeais colocam o nome de seu preferido. Todos podem votar em todos.

Um por um, segurando a cédula de modo que possa ser vista pelos demais, dirigem-se até o altar, onde estão os apuradores e sobre o qual se situa o cálice coberto por um prato. Ajoelham-se, rezam por um curto tempo, erguem-se e pronunciam em voz alta um juramento idealizado pelo papa Paulo VI: “Chamo por testemunha a Cristo, que saberá que meu voto está sendo dado àquele que, diante de Deus, julgo que deve ser o eleito”.

Cada um põe a cédula no prato e faz cair dentro do cálice. Quando as 117 cédulas foram depositadas, os apuradores agitam bem o cálice e começam a computar os votos. Esse processo se repete até que um cardeal consiga dois terços (oitenta) dos votos.

As cédulas e as listas de controle são colocadas no forno, nos fundos da capela, e a fumaça escapa pela chaminé. É sinal de que o papa ainda não foi escolhido. A fumaça branca anuncia o final da eleição.

Leia também: Curiosidades sobre os Papas

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A palavra “dinheiro” é a mais citada na Bíblia?

A palavra “dinheiro” é a mais citada na Bíblia?

Postagens feitas nas redes sociais pelo especialista em finanças Thiago Nigro afirmam que “dinheiro” é a palavra mais citada na Bíblia Sagrada. Essa informação circula há algum tempo, mas ganhou força em compartilhamentos no final de março de 2021. De acordo com as...

Exército da Salvação

Exército da Salvação

O inglês William Both, pastor da Igreja Metodista, pregava todos os dias para marginais na região do East End, em Londres. Pediu que a sua Igreja admitisse aquelas pessoas, mas os metodistas se recusaram. Foi aí que Booth resolveu criar a sua...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This