Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Celibato

24 de abril de 2019

 

A Igreja Católica impôs oficialmente o celibato sacerdotal no século IV, por decisão do sínodo romano de 386. Antes disso, esta prática era opcional, conduta mantida ainda pelas igrejas do rito oriental. Mesmo se subordinando ao papa, elas possuem direito canônico próprio, diferente do adotado pelos ocidentais, porque já o seguiam há muito tempo. Eles receberam permissão para mantê-lo. Mesmo assim, padres que se casam não podem ser indicados à posição de bispo.

O primeiro a impor a disciplina monástica ao seu clero foi Santo Agostinho. Jesus Cristo manteve sua castidade durante toda a vida, assim como São Paulo. A conduta, segundo a igreja, permite aos sacerdotes que dediquem integralmente sua vida aos trabalhos religiosos.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A palavra “dinheiro” é a mais citada na Bíblia?

A palavra “dinheiro” é a mais citada na Bíblia?

Postagens feitas nas redes sociais pelo especialista em finanças Thiago Nigro afirmam que “dinheiro” é a palavra mais citada na Bíblia Sagrada. Essa informação circula há algum tempo, mas ganhou força em compartilhamentos no final de março de 2021. De acordo com as...

Exército da Salvação

Exército da Salvação

O inglês William Both, pastor da Igreja Metodista, pregava todos os dias para marginais na região do East End, em Londres. Pediu que a sua Igreja admitisse aquelas pessoas, mas os metodistas se recusaram. Foi aí que Booth resolveu criar a sua...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This