Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre o candomblé

24 de abril de 2019

1. Os adeptos do candomblé acreditam que cada pessoa possui seu orixá e com ele se identificam. Os deuses possuem as mesmas paixões e comportamentos bons e maus dos seres humanos. Seus seguidores fazem oferendas de comidas ou sacrificam animais em honra dos orixás para receber sua proteção e orientação na vida terrena.

2. Para descobrir o orixá, o pai-de-santo usa o ifá (jogo de búzios, com conchas usadas como oráculo). Na África, existem mais de 200 orixás, mas no Brasil eles foram reduzidos a 16, dos quais 12 são os mais cultuados.

3. O abiã é o iniciante, uma espécie de noviço. Participa de rituais até se tornar um iaô, filho-de-santo. Depois de pelo menos 7 anos, chega ao posto de ebômi. Ao atingir esse posto, pode ser indicado a algum dos cargos do terreiro: iabassê (mãe das comidas); agibonã (responsável pela iniciação dos iaôs); ialaxê (responsável pelas oferendas e objetos de culto aos orixás); baba-quererê (pai ou mãe-pequena); babalorixá (pai-de-santo e mãe-de-santo); equedes (mulheres responsáveis pelos orixás incorporados e que os ajudam em suas danças rituais); iamorô (responsáveis pelas cerimônias de Exu); ogãs (ajudantes que não recebem o santo).

4. A macumba é uma derivação do candomblé. Tem elementos de religiões africanas, de religiões indígenas e do cristianismo. É temida porque a magia negra está presente em seus despachos.

5. Maria Escolástica da Conceição Nazaré, filha de Oxum, foi a mais famosa de todas as mães-de-santo brasileiras. Deve parte de sua fama à música Oração de Mãe Menininha, de Dorival Caymmi, freqüentador de seu terreiro, em Salvador. O terreiro sagrado do Gantois nasceu de uma dissidência do Candomblé do Engenho Velho.

6. O terreiro mais antigo do Brasil é o Casa Branca, em Salvador, fundado em 1830.

7. Entre as religiões brasileiras de origem africana, o candomblé é a mais pura. Foi trazido pelos escravos negros. Para os colonizadores portugueses, porém, as danças e os rituais eram feitiçaria e deveriam ser proibidos. A solução encontrada era rezar para um santo e acender a vela para os orixás. Por isso, o candomblé possui alguns traços do catolicismo.

8. Até a década de 1930, o candomblé era perseguido pela polícia e existia na clandestinidade. Em 1930, Mãe Aninha, uma das mais conhecidas mães-de-santo de Salvador, agendou uma audiência com o presidente. Getúlio Vargas a recebeu no Palácio do Catete (RJ). Aninha pediu que a polícia os deixasse em paz e foi atendida. Quando Mãe Aninha morreu, em 1938, seu enterro foi acompanhado por 5 mil pessoas.

9. Para fugir da perseguição da polícia, os praticantes do candomblé associavam um orixá a um santo católico. Iemanjá, por exemplo, correspondia a Nossa Senhora da Conceição ou a Nossa Senhora do Rosário. Ogum era São Jorge e Xangô, São Jerônimo.

10. O culto do candomblé nas Américas não se resume ao Brasil. Estende-se ao Uruguai, Argentina, Venezuela, Colômbia, Panamá e México. Também é possível encontrar terreiros em países europeus.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A palavra “dinheiro” é a mais citada na Bíblia?

A palavra “dinheiro” é a mais citada na Bíblia?

Postagens feitas nas redes sociais pelo especialista em finanças Thiago Nigro afirmam que “dinheiro” é a palavra mais citada na Bíblia Sagrada. Essa informação circula há algum tempo, mas ganhou força em compartilhamentos no final de março de 2021. De acordo com as...

Exército da Salvação

Exército da Salvação

O inglês William Both, pastor da Igreja Metodista, pregava todos os dias para marginais na região do East End, em Londres. Pediu que a sua Igreja admitisse aquelas pessoas, mas os metodistas se recusaram. Foi aí que Booth resolveu criar a sua...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This