1. Eleito Papa em 19 de abril de 2005, Joseph Ratzinger (Bento 16) foi o 8º alemão a assumir a posição.
2. O religioso nasceu em 16 de abril de 1927 em Marktl am Inn, cidade da região da Baviera. Era um Sábado de Aleluia. O garoto entrou para o seminário aos 12 anos. Seu pai era policial.
3. Em 1943, Joseph Ratzinger foi convocado para a corporação antiaérea designada a proteger uma fábrica da BMW em Munique (Alemanha) durante a 2ª Guerra Mundial. Ficou no grupo por 1 ano.
4. Seu irmão também é padre. Os dois foram ordenados no mesmo dia (29 de junho de 1951), na catedral de Freising, em Munique (Alemanha).
5. Chegou em Roma (Vaticano) em 1962. Na época, era conselheiro do cardeal Josepf Frings no Segundo Concílio do Vaticano.
6. Foi guardião da Congregação para a Doutrina da Fé do Vaticano, antigo Tribunal da Inquisição. À frente do órgão, criticou denominações cristãs dissidentes da Igreja Católica, dizendo que “não eram igrejas verdadeiras”.
7. Ele e seu antecessor, João Paulo II, eram chamados de “colegas intelectuais”, por terem pontos de vistas parecidos sobre temas como controle de natalidade, diálogo entre religiões, casamento homossexual e feminismo.
8. Joseph Ratzinger fala 10 línguas e possui sete doutorados honorários. Ele estudou piano clássico. Seu compositor favorito é Beethoven.
9. Na primeira bênção que deu como Papa, Bento 16 disse: “Queridos irmãos e irmãs, depois do grande João Paulo II, os cardeais escolheram a mim – um simples, humilde trabalhador da vinha do Senhor. Eu me confio às suas orações”.
10. Em fevereiro de 2013, o papa Bento XVI anunciou sua renúncia ao papado. Foi a primeira vez em 600 anos que isso aconteceu. A idade avançada (85 anos) e a saúde frágil foram as justificativas de Bento XVI.