Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Cerimonial de posse

24 de abril de 2019

 

Existe um protocolo para a posse do Presidente da República que ser seguido à risca, de acordo com um decreto regulamentado em 1972, que contém as normas de cerimonial público. A cerimônia começa geralmente pela manhã e o presidente eleito, o vice e suas respectivas esposas assistem à missa na Catedral de Brasília. O Rolls-Royce presidencial segue para o Congresso Nacional. O presidente vai no banco de trás, com o vice à sua esquerda, escoltado pelos Dragões da Independência.

No Congresso, eles são recebidos pelos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, que os acompanham até o plenário. Diante dos 81 senadores, 513 deputados federais e membros de delegações internacionais ? presidentes de outros países ou seus representantes ? o presidente faz um juramento à nação. A cerimônia dura 40 minutos.

O presidente e seus acompanhantes dirigem-se para o Palácio do Planalto. Após subir a rampa, na porta principal, o presidente eleito é recebido por seu antecessor. Estão presentes também os ministros de Estado do mandato anterior e os novos, que devem tomar posse. Os presidentes e os vices vão até o gabinete presidencial, onde aguardam os convidados. Todos seguem para o Salão Nobre do Palácio, onde o presidente eleito recebe a faixa das mãos do que está deixando o cargo.

No salão de despachos, o presidente empossa o ministro da Justiça que, por representar o conteúdo legal do poder federal, serve de testemunha e legaliza a posse dos outros ministros. Todos assinam o livro de registros de posse e é feita uma foto do grupo. O presidente e o vice vão para o parlatório para cumprimentar o povo. Em seguida, recebem os chefes de Estado e suas delegações em audiência solene. À noite, o Palácio do Itamaraty sedia um baile de gala e um banquete.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This