Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Sabe onde as capas dos álbuns foram fotografadas?

22 de junho de 2009

Você sabe em que estúdio a capa do álbum “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, dos Beatles,  foi fotografada? Você sempre teve curiosidade de saber onde fica a piscina em que menininho da capa de “Nevermind”, do Nirvana, mergulhou atrás da nota de 1 dólar?

Pois a revista inglesa “Word Magazine” resolveu contar com a colaboração de seus leitores e montou um mapa virtual com as locações onde fotos das capas de discos famosos foram tiradas. O mapa da música é totalmente interativo – qualquer um pode adicionar um endereço e relacioná-lo com uma capa de disco. Vamos conhecer algumas:


A ideia da capa de “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” dos Beatles foi desenvolvida pelo diretor de arte Robert Fraser e fotografada por Michael Cooper no estúdio Chelsea Manor, localizado no 1-11 Flood Street, no bairro de Chelsea, em Londres. Lançado no dia 1º de junho de 1967, “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” foi o oitavo álbum de estúdio dos Beatles.


“What’s the Story? (Morning Glory)” é a mais bem-sucedida obra dos irmãos Liam e Noel Gallagher, da banda britânica Oasis. O álbum foi lançado em 2 de outubro de 1995 e vendeu cerca de 4,6 milhões de cópias só nos Estados Unidos.  A foto foi tirada na Berwick Street, no bairro do Soho, na capital da Inglaterra.


O aeroporto que serviu de cenário para a foto que ilustra “All That You Can’t Leave Behind”, do U2, é o Aeroporto Internacional Charles de Gaulle, em Paris, na França. A foto foi feita pelo holandês Anton Corbijn que, além de fotógrafo, dirigiu clipes de bandas como Nirvana (“Heart-Shaped Box”) e Depeche Mode (“Personal Jesus”).


Kurt Cobain, vocalista do Nirvana, passou meses pensando antes de decidir como seria a capa de “Nevermind”, lançado em 1991. O conceito final – um bebê mergulhando atrás de uma nota de 1 dólar –  surgiu depois que o músico assistiu a um documentário sobre partos submarinos. O fotógrafo Kirk Weddle foi até a cidade de Pasadena, na Califórnia e tirou cinco fotos de bebês em uma escolinha de natação. O escolhido foi Spencer Elden, cujos pais receberam 200 dólares pelo uso da imagem. Em 2008, Spencer Elden recebeu 1 mil dólares para reencenar a capa icônica – vestindo um respeitável short de banho.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Curiosidades sobre o Festival Eurovision da Canção

Curiosidades sobre o Festival Eurovision da Canção

A mais antiga competição musical do mundo foi criada em 1956, seguindo os moldes do Festival de Sanremo, na Itália, que apareceu cinco anos antes. A primeira edição aconteceu em Lugano, na Suíça, em 24 de maio de 1957 e teve apenas sete nações participantes. O nome...

Quem são as pessoas na capa do álbum Sgt. Pepper’s?

Quem são as pessoas na capa do álbum Sgt. Pepper’s?

A capa do álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band é a mais famosa capa de disco da história. Criada pelo designer Peter Blake, a obra retrata 56 figuras públicas. O artista pediu para que cada um dos quatro Beatles formulasse uma lista de ídolos. John Lennon, Paul...

3 Comentários

3 Comentários

  1. Mandy

    mto bom!!!!

    Responder
  2. murilo andrade

    Cacilda, meu. Bacana esse projeto. Só não sei se é de todo confiavel.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This