Grupos musicais femininos

24 de abril de 2019

Meia Soquete

Nem só de Menudo e Dominó viveram os anos 80. Além desses grupos de rapazes que dançavam e cantavam, havia conjuntos formados por garotas. Um desses grupos foi o Meia Soquete, que durou cerca de três anos. Formado por quatro adolescentes paulistanas (Adriane Galisteu, Cinthya Ramos, Kalu Blancas Zulaud e Calijiuri), lançou dois LPs. O grande hit das meninas foi a música “Domingeira Dançante”.

 

Banana Split

O Banana Split foi montado nos corredores da emissora de televisão SBT, no final dos anos 80. Rosane Muniz, Adriana Colin, Mel Nunes e Andréia Reis faziam parte do elenco de apoio do programa “Veja o Gordo”, de Jô Soares. Nessa época as garotas começaram a fazer aulas de dança e canto. Em 1990 o apresentador Gugu Liberato resolveu apoiar o grupo, e assim nasceu o Banana Split. As garotas passaram a se apresentar com freqüência no programa “Domingo Legal”, tocando praticamente qualquer ritmo que fizesse sucesso no momento. Conquistaram certa notoriedade, o que não durou muito tempo. O Banana Split já teve várias formações, mas nunca acabou oficialmente. A apresentadora Eliana integrou o grupo em 1991.

As Meninas

Em 1997, o produtor musical Cícero Menezes, ex-sócio de Carlinhos Brown no Timbalada, teve a idéia de montar um grupo de axé nos mesmos moldes de seu antigo projeto, mas só com meninas. O primeiro álbum veio em 2000 e chamava-se “Xibom Bombom”. A música título fez enorme sucesso no Carnaval daquele ano. A primeira mudança na formação aconteceu em 2003, com a saída da vocalista Carla Cristina, que resolveu tentar a carreira solo, e a entrada de Flaviana Fernandes.

Harmony Cats

O Harmony Cats foi um quinteto vocal que durou entre 1976 e 1986. Tinha inicialmente como componentes: Cidinha (Maria Aparecida de Souza, que atualmente se chama Maria do Carmo Diniz), Rita (Rita Kfouri), Juanita (Maria Helena Violin), integrante da dupla ‘Juanita e Richard’, Maria Amélia (Maria Amélia Costa Manso Basile ) e Vivian (Vivian Domingues Castilho de Toledo Costa Manso). Em 1980, o grupo virou um trio com Vivian, Maria Amélia e Sylvia Cremona, alcançando aí o estrelato. O grupo fez sucesso na TV apresentando-se no programa Qual é a Música?, de Silvio Santos.

As Melindrosas

As Melindrosas foi um quarteto feminino composto pelas cantoras Gretchen, Sula Miranda, Yara e Paula, que se formou em 1978 e encerrou em 1986. Descobertas e produzidas por Jorge Gambier, lançaram em o LP “Disco Baby”, que apresentava cantigas de roda gravadas em estilo disco (sucesso na época). Tiveram sucesso chamando pela primeira vez a atenção para o mercado musical infantil no Brasil.

Rouge

Formado em 2002 por meio do programa de talentos Popstars, transmitido pelos canais SBT e Disney Channel. As integrantes foram selecionadas dentre 30 mil candidatas e assinaram um contrato com a gravadora Sony Music. Rouge foi um grupo de música pop com cinco integrantes: Aline Wirley, Fantine Thó, Karin Hils, Li Martins e Lu Andrade. O primeiro álbum de estúdio do grupo, Rouge (2002), vendeu mais de 2 milhões de cópias no Brasil. O sucesso do álbum foi impulsionado principalmente pelo hit “Ragatanga”, que ajudou a estabelecer o grupo como um fenômeno nacional, sendo denominadas de “as Spice Girls brasileiras”.

 

Frenéticas

Grande sucesso brasileiro da disco music. Sandra, Lidoka, Edir, Dudu, Leiloca e Regina se juntaram em 1976. Todas trabalhavam na danceteria Dancin’Days, fundada pelo compositor e jornalista Nelson Motta. O disco Frenéticas, com a canção Perigosa, vendeu de cara 150 mil cópias. Mas seu maior hit foi Dancin’ Days (aquela que diz “Abra suas asas, solte suas feras”), de Lulu Santos, que foi usada como tema da novela homônima.

The Supremes

Mary Wilson, Barbara Martin, Florence Ballard e Diana Ross criaram o “The Primettes” em 1959. No ano seguinte, as garotas assinaram contrato com a gravadora Motown e, em 1961, a pedido da gravadora, passaram a se chamar “The Supremes”. O grupo fez muito sucesso logo de início e tornou-se um dos grandes nomes da Motown. No mesmo ano, Diana Ross, que tinha um relacionamento com um grande figurão da gravadora, Berry Gordy, foi escalada para ser a voz principal no lugar de Florence. Os diretores da Motown acreditavam que, por ser gorda, Florence não teria o apelo necessário junto ao público masculino. O grupo acabou em 1970, com a saída de Diana. Florence Ballard morreu em 1976 devido a problemas de saúde relacionados ao alcoolismo e à depressão.

Destiny’s Child

Beyoncé Knowles e LaTavia Roberson eram amigas desde os 9 anos de idade. As meninas gostavam tanto de dançar e cantar que o pai de Beyoncé, Mathew Knowles, resolveu agenciá-las. Em 1992 Mathew conseguiu para as garotas uma aparição no programa “Stars Search”. Mathew convidou sua sobrinha, Kelly Rowland, para fazer parte do grupo. No ano seguinte foi a vez de LeToya Luckett ser convidada. O primeiro single foi lançado em 1997. “Killing Time” entrou para a trilha sonora de “Homens de Preto” e alavancou a carreira das Destiny’s Child. Em 1999, o grupo passou por um remanejamento: saíram LeToya e LaTavia e entraram Michelle Williams e Farrah Franklin, mas Farrah ficou no grupo por apenas cinco meses. As Desntiny’s Child lançaram mais três discos como trio. O grupo nunca acabou oficialmente, embora suas integrantes tenham seguido carreiras solo.

Pussycat Dolls

Ashley Roberts, Carmit Bachar, Jessica Sutta, Kimberly Wyatt e Melody Thornton eram dançarinas e trabalhavam juntas em uma boate de Los Angeles, nos Estados Unidos. Em 1995 as garotas conheceram o coreógrafo Robin Antin, que montou o grupo de dança Pussycat Dolls. O grupo chamou a atenção da Interscope Records quando se apresentava em Las Vegas, no hotel Ceasars Palace. A gravadora achou que, com alguns “retoques”, o grupo poderia fazer muito sucesso no meio musical e, em 2003, a cantora Nicole Sherzinger foi contratada pela produtora. O primeiro álbum foi lançado em 2005. As letras apimentadas foram bem recebidas pelo público, mas nem todo mundo gostou das coreografias. Na Malásia, o grupo foi multado por “executar coreografias sexualmente sugestivas”.

Spice Girls

Em 1993 o produtor musical Simon Fuller colocou um anúncio em um jornal britânico pedindo: “garotas extrovertidas que saibam cantar e dançar”. Das centenas de moças que comparecem aos testes, as cinco escolhidas foram Melanie Brown, Melanie Chisholm, Geri Halliwell, Victoria Adams e Michelle Stephenson. O grupo se chamava “Touch”. Poucos meses depois, Michelle teve que deixar o grupo, e Emma Bunton ficou em seu lugar. No ano seguinte, elas passaram a se chamar Spice Girls, que significa algo como “garotas apimentadas”. O grupo “estourou” no cenário da música pop da década de 90. Seu maior sucesso foi a música “Wannabe”, lançada em 1996. Em 1998, Geri deixou o grupo. As Spice ainda gravaram mais um disco como quarteto: “Forever”, de 2000, foi o terceiro e último álbum do grupo. As Spice Girls se separaram oficialmente no final do mesmo ano. Em 2007, as garotas resolveram se reunir e anunciaram uma turnê mundial.

t.A.t.U


Em 1999, o psicólogo russo Ivan Shapovalov resolveu entrar para o mundo da música produzindo uma artista adolescente. Ivan organizou diversas audições e escolheu Lena Katina. Depois que a garota começou a ensaiar as primeiras músicas, o produtor percebeu que funcionaria melhor se fossem duas garotas, e chamou Yulia Volkova, que também havia se saído muito bem nas audições. Em 2000, a dupla lançou seu primeiro single, “Ya Soshla S’ Uma”. A música falava sobre uma amizade que havia se tranformado em um amor homossexual. A polêmica do tema foi tão grande quanto o sucesso da música. Para piorar (ou melhorar) a situação, o clipe da música mostrava as duas garotas se beijando. Muitos acreditaram que as garotas eram de fato homossexuais, mas isso só foi desmentido em 2004. O nome t.A.T.U significa: “esta ama aquela”.

 

 

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Curiosidades sobre o Festival Eurovision da Canção

Curiosidades sobre o Festival Eurovision da Canção

A mais antiga competição musical do mundo foi criada em 1956, seguindo os moldes do Festival de Sanremo, na Itália, que apareceu cinco anos antes. A primeira edição aconteceu em Lugano, na Suíça, em 24 de maio de 1957 e teve apenas sete nações participantes. O nome...

Quem são as pessoas na capa do álbum Sgt. Pepper’s?

Quem são as pessoas na capa do álbum Sgt. Pepper’s?

A capa do álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band é a mais famosa capa de disco da história. Criada pelo designer Peter Blake, a obra retrata 56 figuras públicas. O artista pediu para que cada um dos quatro Beatles formulasse uma lista de ídolos. John Lennon, Paul...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This