Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Encrenqueiros do rock

24 de abril de 2019
  1. Tim Maia sempre se meteu em confusões, mas esta até ele admitiu ter sido uma burrada. O cantor, certa vez, foi participar de um programa de auditório e acabou roubando todas as cadeiras do local. Alguns dizem que foi para vender e comprar sorvete, outros para adquirir um baseado. Perguntado sobre o episódio, Tim respondeu: “Foi uma cagada”.
  2. Em 1992, durante a turnê do Guns N’Roses no Brasil, Axl Rose atirou uma cadeira no aglomerado de jornalistas que o aguardava no saguão de um hotel em São Paulo. Não foi a primeira vez que o cantor teve que se explicar na delegacia. Em sua ficha, por exemplo, consta uma garrafa quebrada na cabeça de uma vizinha que ousou reclamar do barulho na casa do moço. Sem falar no mergulho que Axl deu sobre a plateia de um show em Saint Louis (EUA), em 1991, que deixou feridos e lhe custou uma fiança de 50 mil dólares.
  3. À frente de sua ex-banda, os Stooges, Iggy Pop se debatia tanto no palco que invariavelmente saía machucado. Adepto de todos os tipos e quantidades possíveis de drogas, Iggy se apresentava vestindo roupas de mulher, rolava em cacos de vidro, mostrava seu pênis e, no auge de sua performance delirante, costumava vomitar na plateia. Em um show dos Stooges, no finalzinho dos anos 60, ameaçou derrubar um enorme banco na cabeça das pessoas da primeira fila. Aterrorizados, os espectadores chegaram a acreditar que não voltariam para casa com vida.
  4. Os ingleses do Sex Pistols se notabilizaram por performances furiosas, nas quais banda e plateia trocavam incessantes cusparadas. O incontrolável baixista Sid Vicious entrou para a história ao protagonizar uma série de incidentes com o público e a imprensa: em junho de 1976, quando ainda era o tiete número 1 da banda, atacou com uma corrente de bicicleta o jornalista inglês Nick Kent, mais ou menos na mesma época em que cegou uma garota ao atirar uma garrafa que se estilhaçou no palco.
  5. Kurt Cobain e Chris Novoselic, da banda Nirvana,  ficaram tão bravos com a performance de Chad Channing em um show, em 1988, que não titubearam e destruíram sem dó a bateria do colega. Acabaram pegando gosto pela quebradeira. Toda vez que faziam uma apresentação ruim, tratavam de bater os instrumentos até ficarem em pedacinhos. Se curtiam a apresentação, expressavam sua alegria ateando fogo neles.
  6. Em uma participação do The Who no programa de televisão “The Smothers Brothers Comedy Hour”, em 1967, Keith Moon resolveu dar um toque extra ao show colocando pólvora em sua bateria. A câmera e os monitores do estúdio foram arrasados com a explosão. Moon saiu com um corte sério no braço, e o guitarrista Peter Townshend teve o cabelo chamuscado. Dois anos depois, em Nova York, um incêndio se propagava nas imediações do Filmore East, local onde o The Who se apresentava. Um policial à paisana tentou subir no palco para avisar a plateia. Ignorando o que se passava ali por perto, Pete Townshend não hesitou em partir para cima do oficial. O fogo não se apagou e Towshend foi em cana.
  7. Desde que o Oasis estourou para o mundo, em 1994, os dois irmãos mais arrogantes do rock não conseguem dar entrevistas coletivas um ao lado do outro sem brigar. E não é surpresa quando o vocalista e caçula quase sempre bêbado e irritado resolve não aparecer para os shows. Nessas ocasiões, quem segura a onda no gogó é o guitarrista Noel. O irmão mais velho, por sinal, disse em várias ocasiões que as músicas escritas por seu irmão eram pura porcaria.
  8. Ted Nuggent literalmente incendiou Cincinnati (EUA) em 1993. O guitarrista atirou flechas flamejantes no público que assistia ao seu show.
  9. O Led Zeppelin fazia turnê em 1971 no Japão. O baterista, John “Bonzo” Bonham,  acabou com o quarto de um hotel de luxo com golpes de uma espada de samurai.
  10. Jim Morrison era indomável em casa, no estúdio e, principalmente, no palco. Especialista em chocar seu público com obscenidades, o vocalista do The Doors provocava e xingava seus fãs e a polícia, transformando as apresentações da banda em um pandemônio. Em 1968, em meio a suas loucuras com groupies e drogas, Jim quase foi carbonizado com fogos de artifício lançados por uma audiência irritada e saiu do palco algemado após um outro show, quando relatou ao público que tinha sido agredido por policiais momentos antes de entrar em cena.
  11. Em um show dos Stooges, no final dos anos 1960, Iggy Pop ameaçou derrubar um enorme banco na cabeça das pessoas da primeira fila. Aterrorizados, os espectadores chegaram acreditar que não voltariam para casa com vida.
  12. Nova York, 1969. Um incêndio se propagava nas imediações do Filmore East, local onde o The Who se apresentava. Um policial à paisana tentou subir no palco para avisar a plateia. Ignorando o que se passava ali por perto, Pete Townshend não hesitou em partir para cima do oficial. O fogo não se apagou e Towshend foi em cana.
  13. A banda norte-americana Mötley Crüe, formada por Tommy Lee, Nikki Sixx e Vince Neil, foi expulsa em 1984 da Alemanha. O motivo foi que eles estavam “brincando” de acertar os carros estacionados com os colchões do hotel jogando-os pela janela.
  14. No dia 12 de agosto de 2006, a banda britânica BabyShambles se apresentou nos estúdios musicais do Channel 4 de Londres para uma participação ao vivo no programa “Transmission with T-Mobile”. Encerrada a participação, os artistas destruíram todo o estúdio, quebrando e arremessando objetos. O vocalista e líder da banda é o inglês Pete Doherty, namorado da modelo inglesa Kate Moss. Doherty já se envolveu diversas vezes com a polícia por porte de drogas. Pete Doherty também é ex-integrante da banda The Libertines.

Leia também:
20 fatos marcantes da história do rock
15 curiosidades sobre bandas de rock
Qual é a origem do Dia Mundial do Rock?
Curiosidades sobre 15 bandas de rock nacional

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Curiosidades sobre o Festival Eurovision da Canção

Curiosidades sobre o Festival Eurovision da Canção

A mais antiga competição musical do mundo foi criada em 1956, seguindo os moldes do Festival de Sanremo, na Itália, que apareceu cinco anos antes. A primeira edição aconteceu em Lugano, na Suíça, em 24 de maio de 1957 e teve apenas sete nações participantes. O nome...

Quem são as pessoas na capa do álbum Sgt. Pepper’s?

Quem são as pessoas na capa do álbum Sgt. Pepper’s?

A capa do álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band é a mais famosa capa de disco da história. Criada pelo designer Peter Blake, a obra retrata 56 figuras públicas. O artista pediu para que cada um dos quatro Beatles formulasse uma lista de ídolos. John Lennon, Paul...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This