Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

20 fatos marcantes da história do rock

24 de abril de 2019
  1. Em 1951, o cantor Ike Turner gravou a canção “Rocket 88”, o primeiro rock registrado na história. No mesmo ano, o DJ Alan Freed, de Cleveland (EUA), cunhou o termo rock’n’roll. O rythm’n’blues, ritmo tipicamente negro, começava a fazer sucesso entre os jovens brancos e, por causa do preconceito racial, Freed decidiu batizar o som dos brancos com outro nome.
  2. Elvis Presley gravou “That’s All Right”, música que popularizou o novo ritmo, em 1954.
  3. Em 1955, o grupo Bill Haley e Seus Cometas permaneceu 8 semanas no topo das paradas de sucesso com “Rock Around the Clock”.
  4. Little Richards disse que recebeu um chamado de Deus, e anunciou, em 1957, que ia deixar a carreira musical para ingressar em um curso de teologia no Oakwood College de Huntsville, Alabama (EUA).
  5. Em 1962, os Beatles gravaram seu primeiro compacto. O disco, que saiu pela EMI, continha “Love me Do” e “P.S. I Love You”.
  6. A beatlemania contaminou os Estados Unidos com a apresentação do grupo no programa de Ed Sullivan, em 1964. O single “I Wanna Hold Your Hand” atingiu, então, o topo das paradas norte-americanas.
  7. Em 1965, Bob Dylan, ícone da era beatnik e do rock de protesto, lançou o hit “Like a Rolling Stone”. O nome da canção é uma referência a outra composta na década de 40 por Muddy Waters, ajudou também a batizar a banda Rolling Stones. No mesmo ano, por sinal, o guitarrista Keith Richards mostrou aos outros integrantes dos Rolling Stones o esboço de “Satisfaction”. O grupo decidiu gravar a canção sem confiar que teria apelo comercial. Ela acabou se tornando o maior sucesso da banda e um dos grandes clássicos do rock.
  8. Durante o Festival de Monterey, em 1967, a cantora texana Janis Joplin despontou como uma das grandes damas do rock. Suas composições eram influenciadas pela cultura hippie. Ela declararia em uma entrevista: “Faço amor no palco com 25 mil pessoas e depois vou para casa sozinha”. No mesmo ano, o single “Light my Fire”, do The Doors, ficou durante 17 semanas nas paradas de sucesso. A banda foi chamada para cantar no programa de Ed Sullivan, mas a produção exigiu que o grupo omitisse o verso “Girls, we couldn’t get much higher” (garotas, nós não podíamos ficar mais chapados) da música. Apesar de terem concordado, eles cantaram o trecho mesmo assim.
  9. Em 1969, foi realizado o Festival de Woodstock. Artistas como Jimi Hendrix, Janis Joplin, Joan Baez, The Jefferson Airplane e Creedence Clearwater Revival ocuparam durante três dias o palco montado em White Lake, Nova York (EUA). O evento reuniu cerca de 500 mil pessoas.
  10. O guitarrista Jimi Hendrix sofreu uma intoxicação por excesso de barbitúricos e morreu sufocado em seu próprio vômito, em 1970. No mesmo ano, uma overdose de heroína tirou a vida da cantora Janis Joplin. Ainda em 1970, ano trágico para o rock, os Beatles se separaram depois de 8 anos de carreira.
  11. Em 1971, Jim Morrison, líder do The Doors, morreu por causa de uma parada cardíaca.
  12. O Pink Floyd, principal representante do rock progressivo, lançou em 1973 o disco Dark Side of The Moon, um dos mais bem-sucedidos da história. O álbum permaneceu 20 semanas entre os mais vendidos do mundo.
  13. Em 1976, A onda punk nasceu com o lançamento do disco Anarchy in the UK, do Sex Pistols. A rádio da rede britânica BBC se recusou a tocar a música-título do disco. Diversos shows do grupo foram cancelados depois que os roqueiros xingaram Bill Grundy, apresentador de um programa onde foram convidados a tocar.
  14. O astro Elvis Presley morreu de overdose em 1976. Seu corpo foi encontrado no banheiro de sua mansão.
  15. Em 1980, John Lennon foi assassinado a tiros pelo fã Mark Chapman, em Nova York. Seu filho Julian tinha 17 anos na época, a mesma idade que John tinha quando sua mãe morreu assassinada por um motorista bêbado.
  16. Durante um show de lançamento do álbum Diary of a Madman, de Ozzy Osbourne, em 1981, um fã atirou um morcego no palco. O cantor, achando que era um boneco de plástico, mordeu a cabeça do bicho. O caso gerou protestos por parte de entidades de proteção aos animais e teve enorme repercussão junto à imprensa.
  17. Em 1984, um garoto de 19 anos se suicidou ouvindo “Suicide Solution”, hit do Black Sabbath. Depois do episódio, choveu processos acusando Ozzy Osbourne, líder da banda, de incitar o suicídio na canção. Chegou-se a dizer que haviam sido usadas mensagens subliminares e uma técnica que provoca estados alterados de consciência e alucinações. A suposta letra escondida estaria gravada em rotação alterada e dizia “Why try, why try? Get the gun and try! Try it! Shoot! Shoot! Shoot!” (Por que não tentar? Pegue uma arma e atire! Atire!).
  18. O primeiro Rock In Rio foi realizado em 1985. O festival reuniu 1.380 mil pessoas, o equivalente a cinco Woodstocks. Um dos principais destaques do evento foi o grupo inglês Queen.
  19. Em 1991, o grupo Nirvana lançou o álbum Nevermind, que marcou o nascimento do movimento grunge. Um de seus principais hits é “Smells Like Teen Spirit”. Kurt Cobain, líder da banda, a compôs depois que uma amiga escreveu em uma parede: “Kurt smells like teen spirit” (Kurt cheira a espírito juvenil). O músico achou que a frase queria dizer apenas que ele seria capaz de promover uma rebelião juvenil. Na verdade, a garota achou que Kurt tinha o cheiro de um desodorante chamado Teen Spirit.
  20. Um eletricista encontrou Kurt Cobain morto no porão de sua mansão, em 1994. Fazia três dias que ele havia se suicidado com um tiro na cabeça. A perícia descobriu também uma grande dosagem de heroína no seu organismo.

Leia também:
10 encrenqueiros do rock
Curiosidades sobre 15 bandas de rock nacional
Qual é a origem do Dia Mundial do Rock?
 15 curiosidades sobre bandas de rock
Curiosidades sobre 15 bandas de rock nacional

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Curiosidades sobre o Festival Eurovision da Canção

Curiosidades sobre o Festival Eurovision da Canção

A mais antiga competição musical do mundo foi criada em 1956, seguindo os moldes do Festival de Sanremo, na Itália, que apareceu cinco anos antes. A primeira edição aconteceu em Lugano, na Suíça, em 24 de maio de 1957 e teve apenas sete nações participantes. O nome...

Quem são as pessoas na capa do álbum Sgt. Pepper’s?

Quem são as pessoas na capa do álbum Sgt. Pepper’s?

A capa do álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band é a mais famosa capa de disco da história. Criada pelo designer Peter Blake, a obra retrata 56 figuras públicas. O artista pediu para que cada um dos quatro Beatles formulasse uma lista de ídolos. John Lennon, Paul...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This