Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 fontes de inspiração do rock

24 de abril de 2019

1. Sexy Sadie – Beatles
A decepção dos Beatles com o guru Maharishi Mahesh Yogi rendeu a música Sexy Sadie, cuja letra continha diversos palavrões. Os roqueiros passaram da devoção à raiva depois de um retiro espiritual na Índia em 1968. Durante o encontro, o mestre “celibatário” pediu 10% da renda anual da banda e ainda avançou na atriz Mia Farrow, que fazia parte da caravana de devotos.

2. Faroeste Caboclo – Renato Russo
Renato Russo era apaixonado por uma prima, mas nunca aconteceu nada entre os dois. Em uma viagem a Búzios, a moça caiu nos braços de Flávio Lemos, do Capital Inicial, que era muito amigo do cantor e sabia de toda a história. A menina voltou antes para casa e acabou espalhando a história. Quando Lemos voltou para casa, Renato o procurou com a letra de Faroeste Caboclo. Disse que o rival era Jeremias, o maconheiro sem-vergonha, e ele, João de Santo Cristo.

3. Something in the Way – Nirvana
Cansada de ver o Kurt Cobain chapado de maconha e LSD, sua mãe o expulsou de casa. O roqueiro, sem ter para onde ir, montou residência debaixo de uma ponte do rio Wishkah, em Aberdeen (EUA). A experiência rendeu bastante ao Nirvana. Ela foi tema da canção Something in the Way e ainda batizou o disco ao vivo da trupe (From the Muddy Banks of the Wishkah), lançado em 1996.

4. Smells Like Teen Spirit – Nirvana
Cobain, aliás, buscava inspiração para suas músicas nas situações mais prosaicas. Ele compôs a canção Smells Like Teen Spirit, um dos maiores sucessos do grupo, depois que uma amiga escreveu em uma parede “Kurt smells like teen spirit” (Kurt cheira a espírito juvenil). O cantor achou que a frase queria dizer apenas que ele seria capaz de promover uma rebelião juvenil. Na verdade, a garota achou que Kurt tinha o cheiro de um desodorante chamado Teen Spirit.

5. Lucy In The Sky With Diamonds – Beatles
Muita gente acha que “Lucy In The Sky With Diamonds” é uma referência ao LSD, droga alucinógena bastante popular na década de 1970. Mas, na verdade, quem inspirou a música foi uma colega de escola de Julian, filho de John Lennon. Quando era criança, o garoto fez um desenho da amiguinha Lucy O’Donnell. O trabalho levou o ex-Beatle a escrever a obra. Lucy vive em Surrey, Inglaterra, e tem lupus, uma doença incurável.

6. Smoke on the Water – Deep Purple
Pode não parecer, mas o nome dessa música do Deep Purple tem uma razão de ser. Uma vez, o grupo foi escalado para tocar no Casino Montreux, na Suíça. Subiriam ao palco logo após o Frank Zappa. Não chegaram nem perto. Os equipamentos do colega de guitarra pegaram fogo e o show foi cancelado. Assistindo à cena, que tinha como pano de fundo o Lago Geneva, foram inspirados a escrever a canção.

7. Walk On The Wild Side – Lou Reed
Nada como uma boa estratégia de marketing. Pelo menos no caso dos travestis de Nova York (EUA). Eles costumavam atrair clientes com a frase take a walk on the wild side (dê um passeio pelo lado selvagem). O “slogan” era tão eficiente que conquistou Lou Reed de duas maneiras: o levou a escrever a música Walk On The Wild Side e fez com que se apaixonasse por um travesti, com quem viveu durante anos.

8. Sunday Bloody Sunday – U2
O Domingo Sangrento, ou Bloody Sunday, ocorreu em 30 de janeiro de 1972. Católicos da Irlanda do Norte foram às ruas pacificamente protestar contra as leis discriminatórias impostas pela maioria protestante. As tropas britânicas atiraram contra os manifestantes, matando 13 pessoas. Outro católico morreu dias depois em virtude dos ferimentos. O que isso tem a ver com o rock? Tudo! O caso é lembrado até hoje em parte graças à famosa Sunday Bloody Sunday, que o U2 escreveu em homenagem ao conflito.

9. Pretty Woman – Roy Orbinson
Roy Orbinson estava em sua casa compondo com seu colega Bill Dees, quando a mulher de Orbinson apareceu na sala e falou que ia ao mercado. Orbinson perguntou-lhe se ela queria dinheiro, e ela teria dito: “Pretty women never need any money” (mulheres bonitas nunca precisam de dinheiro). Bastou para que o marido cantarolasse a frase “Pretty woman walking down the street”.

10. Jeremy – Pearl Jam
A letra desta música fala sobre um garoto que se mata na escola por causa do bullying que sofria dos colegas. É baseada na história real de Jeremy Delle, um garoto de 16 anos que se matou em plena aula de inglês em uma escola no Texas (EUA) em 8 de janeiro de 1991.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Curiosidades sobre o Festival Eurovision da Canção

Curiosidades sobre o Festival Eurovision da Canção

A mais antiga competição musical do mundo foi criada em 1956, seguindo os moldes do Festival de Sanremo, na Itália, que apareceu cinco anos antes. A primeira edição aconteceu em Lugano, na Suíça, em 24 de maio de 1957 e teve apenas sete nações participantes. O nome...

Quem são as pessoas na capa do álbum Sgt. Pepper’s?

Quem são as pessoas na capa do álbum Sgt. Pepper’s?

A capa do álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band é a mais famosa capa de disco da história. Criada pelo designer Peter Blake, a obra retrata 56 figuras públicas. O artista pediu para que cada um dos quatro Beatles formulasse uma lista de ídolos. John Lennon, Paul...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This