Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 fatos curiosos em estúdios de gravação

24 de abril de 2019
  1. Os Beatles prezavam qualidade acima de tudo. Até no banheiro. Prova disso é que o grupo se recusou a usar o papel higiênico que havia no estúdio londrino Abbey Road, durante a gravações de um de seus discos. Os garotos de Liverpool acharam o rolo áspero e não curtiram sua estampa (o nome da gravadora EMI).
  2. Próximo ao encerramento do contrato com os Rolling Stones, a gravadora Decca cobrou do grupo uma última música que eles supostamente deviam à empresa. Irritado, Mick Jagger entrou com seu violão no estúdio e gravou um blues cheio de palavrões. A música, é claro, nunca foi veiculada.
  3. Em 1955, Little Richards fechou contrato com a Specialty Records para fazer um disco. No primeiro dia de gravação, as coisas não corriam muito bem até o produtor escutar o roqueiro interpretando uma canção obscena ao piano durante o intervalo de almoço. Animado, ele disse ao cantor: “É isso que queremos nos seus discos”. A canção foi então regravada com uma letra menos picante e batizada com o nome de Tutti Frutti. Para se ter uma idéia, a letra original dizia Tutti Frutti, good booty, que quer dizer “Tutti Frutti, bunda boa”.
  4. Para gravar a canção Another Brick in The Wall, o Pink Floyd precisava de vozes infantis. Resolveu então chamar um grupo de alunos da escola vizinha ao estúdio, que receberam como cachê uma cópia do CD. Em 30 de novembro de 2004, esses estudantes anunciaram que iam entrar com uma ação para reclamar os royalties pela canção.
  5. Em 1955, a cantora de bossa-nova Nora Ney foi chamada às pressas para gravar uma canção que pertencia à trilha sonora do filme Sementes da Violência (1955). Rock Around the Clock estava fazendo muito sucesso na voz do grupo Bill Haley & His Comets. Apesar de não ter nenhuma afinidade com o rock, Nora foi escolhida porque falava bem inglês. Mal sabia que aquela seria a primeira gravação brasileira de um rock. A música atingiu o topo das paradas nacionais em uma semana.
  6. Durante a gravação do disco Rumours, os integrantes do Fleetwood Mac encanaram que o piano do estúdio não estava afinado. Passaram quatro dias tentando acertá-lo. Depois, pediram um novo instrumento. Nenhum dos nove enviados satisfez a turma. Por fim, desistiram de usar o teclado no álbum.
  7. Tudo culpa da cola. Foi assim que Dado Villa-Lobos justifica umas viradas “estranhas” de bateria feitas por Marcelo Bonfá em Se Fiquei Esperando, canção gravada pelo Legião Urbana no disco As Quatro Estações. O estúdio onde o trabalho foi feito tinha sido reformado e estava com um cheio forte de cola. Bonfá pediu para interromper as gravações, porque não agüentava mais o odor. Os amigos insistiram para que continuasse e ele cedeu.
  8. A gravação do album Smile, do Beach Boys, foi realmente quente. Brian Wilson levou para o estúdio um balde flamejante. Além disso, obrigou todos os presentes (inclusive os técnicos) a usar um chapéu de bombeiro enquanto gravavam Mr. O’Leary’s Cow. A canção acabou ganhando o apropriado apelido de Fogo.
  9. Em 1967 aconteceram em estúdios vizinhos as gravações dos discos “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, dos Beatles, e “The Piper at Gates of Dawn”, primeiro do Pink Floyd. John Lennon e Syd Barret ficaram amigos e dizem que muitas das ideias do disco de um foram sugestões do outro.
  10. A música Black Dog (“cachorro preto”), do Led Zeppelin, tem esse nome porque, quando eles a estavam gravando, um cachorro preto entrou no estúdio, que era localizado em uma área rural.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Curiosidades sobre o Festival Eurovision da Canção

Curiosidades sobre o Festival Eurovision da Canção

A mais antiga competição musical do mundo foi criada em 1956, seguindo os moldes do Festival de Sanremo, na Itália, que apareceu cinco anos antes. A primeira edição aconteceu em Lugano, na Suíça, em 24 de maio de 1957 e teve apenas sete nações participantes. O nome...

Quem são as pessoas na capa do álbum Sgt. Pepper’s?

Quem são as pessoas na capa do álbum Sgt. Pepper’s?

A capa do álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band é a mais famosa capa de disco da história. Criada pelo designer Peter Blake, a obra retrata 56 figuras públicas. O artista pediu para que cada um dos quatro Beatles formulasse uma lista de ídolos. John Lennon, Paul...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This