Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

As bases americanas

24 de abril de 2019

  1. Durante quatro anos, as Forças Armadas americanas elegeram a cidade de Caravelas, no litoral baiano, como uma de suas bases na América do Sul.
  2. Para receber os aviões de guerra, os americanos ergueram um enorme aeroporto a 15 quilômetros do centro do município. Ao redor, montaram uma verdadeira cidade para saciar suas necessidades militares e sociais.
  3. Entre outras regalias, o batalhão de 1.000 soldados tinha à sua disposição um cinema ao ar livre e um cassino, que serviu de palco para um show do cantor americano Bing Crosby.
  4. Caravelas foi a primeira cidade brasileira a conhecer uma cerveja em lata.
     
  5. Natal tem o apelido de “Trampolim da Vitória” por ter servido como base militar aliada na Segunda Guerra Mundial.
     
  6. Natal foi escolhida por ser a capital brasileira mais próxima da África. A cidade hospedou, na época, 40 mil soldados americanos.
  7. Durante a guerra, a famosa orquestra de Glenn Miller tocou no Teatro Alberto Maranhão. Conta uma lenda local que os natalenses pintavam urubus de verde para vendê-los aos soldados como se fossem papagaios.
     
  8. Um enorme zepelim da Força Aérea americana patrulhava os arredores do Cabo Frio em busca de submarinos nazistas. Ele chocou-se contra os penhascos e caiu.
  9. Os tripulantes foram salvos pelos pescadores. Dezenas de canoas partiram em direção aos restos do zepelim.
  10. Dias depois, camisas, saias, velas de barcos, todos tinham aquele tecido dourado que antes servira de revestimento do heróico zepelim.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This