Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Skate

24 de abril de 2019

 

  1. O skate apareceu na Califórnia na década de 1960. Era uma forma alternativa de diversão para os surfistas locais em dias de ressaca no mar. Para “surfar” na rua, alguém teve a ideia de pregar rodinhas de patins em uma prancha de madeira.
  2. Os primeiros skates produzidos industrialmente surgiram no mercado em 1965 e, em 1974, o esporte recebeu novo impulso com a criação do uretano, um material que seria usado na fabricação das rodinhas.
  3. O skate vertical é praticado em pistas côncavas, feitas de madeira ou concreto, chamadas half pipes. Quando surgiu, na década de 1970, nos Estados Unidos, havia um racionamento de água no país e os skatistas começaram a treinar dentro de piscinas vazias, subindo e descendo por suas paredes.
  4. O esporte chegou ao Brasil no final dos anos 1960, mas foi na década seguinte que se popularizou, quando ainda era chamado de “surfe do asfalto”. O primeiro campeonato no Brasil aconteceu em abril de 1978, no Clube Federal do Rio de Janeiro.
  5. Há skatistas brasileiros que ficaram famosos mundialmente. O primeiro deles foi o carioca Bob Burnquist, que venceu os X-Games em 2001. Depois dele, o paulista Sandro “Mineirinho” Dias repetiu o feito, em 2004 — e realizou o 900º, manobra imortalizada por Tony Hawk.
  6. Em 2016, foi anunciado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) que o skate, a partir de 2020, no Japão, será um esporte olímpico. A competição será disputada nas categorias street e park, englobando atletas nas categorias masculino e feminino.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

O biscoito da sorte não foi inventado na China

O biscoito da sorte não foi inventado na China

A ideia dos biscoitos com mensagens inspiracionais surgiu nos Estados Unidos, mas há muitas versões com relação ao nome de seu criador. Um deles seria Makoto Hagiwara, do Japanese Tea Garden, em São Francisco. Ele teria encomendado os biscoitos de uma padaria chamada...

10 grandes invenções da moda

10 grandes invenções da moda

1. Agulha Na Era Paleolítica, as roupas eram feitas de peles costuradas junto com o couro de animais. Faziam buracos nas peles e, para costurá-las, era usado um instrumento parecido com a nossa agulha de crochê, feito de ossos. O aperfeiçoamento da agulha só viria na...

A invenção do Tupperware

A invenção do Tupperware

Earl Tupper criou um plástico versátil chamado poly-T. Com ele, passou a produzir os produtos Tupperware na década de 1940. A companhia ganhou impulso por volta de 1950, quando os soldados americanos voltaram da guerra e passaram a fazer parte da sociedade de consumo....

0 Comentários

0 comentários

Share This