Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

A história da logomarca da Starbucks

29 de março de 2011

A rede de cafeterias Starbucks está completando 40 anos de existência.  É, eles demoraram bastante para chegar ao Brasil. Por aqui, a primeira loja foi inaugurada em São Paulo apenas em 2006. Os fundadores da rede foram Zev Siegl, Jerry Baldwin e Gordon Bowker, três apaixonados por café. A princípio, a unidade só vendia grãos de qualidade que vinham do mundo todo e eram torrados na hora.

Em 1982, o empreendedor Howard Schultz entrou para o negócio. Depois de viajar à Itália, deu a sugestão de que a Starbucks vendesse, além de grãos, drinques de café preparados na hora. Os fundadores recusaram a ideia, porque achavam que um bom café tinha que ser preparado em casa. Schulz acabou criando uma rede de cafeterias chamada Il Giornale e comprou a Starbucks em 1987. Até hoje, ele é o diretor executivo da companhia.

O nome é referência ao imediato Starbuck, personagem do romance Moby Dick, escrito em 1851 por Herman Melville. Outra sugestão era Pequod, nome da embarcação de Starbuck.

A primeira logomarca da rede trazia uma sereia de duas caudas com seios à mostra. Era baseada em uma imagem nórdica do século 16. O formato da imagem deveria lembrar um rótulo de cigarros.



Um elemento que não entra na cronologia, mas é importante nessa história é o símbolo da Il Giornale, criada por Howard Schulz, que traz a cor verde à rede.

Quando foi comprada, em 1987, a Starbucks teve sua logomarca remodelada: a sereia ganhou um ar mais contemporâneo e passou a esconder os seios com o cabelo.

Em 1992, uma repaginação da sereia escondeu a origem das caudas, mantendo ainda o círculo com “Starbucks Coffee”.

Sandra Regina Fichera : O logotipo da Starbucks – As mudanças ...

 

Agora, para comemorar o 40º aniversário, a Starbucks remove seu nome e o “café” da logomarca, como na primeira foto de destaque, indicando que o símbolo deve aparecer mais em outros produtos que não necessariamente de cafeterias.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

O biscoito da sorte não foi inventado na China

O biscoito da sorte não foi inventado na China

A ideia dos biscoitos com mensagens inspiracionais surgiu nos Estados Unidos, mas há muitas versões com relação ao nome de seu criador. Um deles seria Makoto Hagiwara, do Japanese Tea Garden, em São Francisco. Ele teria encomendado os biscoitos de uma padaria chamada...

Skate

Skate

  O skate apareceu na Califórnia na década de 1960. Era uma forma alternativa de diversão para os surfistas locais em dias de ressaca no mar. Para "surfar" na rua, alguém teve a ideia de pregar rodinhas de patins em uma prancha de madeira. Os primeiros skates...

10 grandes invenções da moda

10 grandes invenções da moda

1. Agulha Na Era Paleolítica, as roupas eram feitas de peles costuradas junto com o couro de animais. Faziam buracos nas peles e, para costurá-las, era usado um instrumento parecido com a nossa agulha de crochê, feito de ossos. O aperfeiçoamento da agulha só viria na...

1 Comentários

1 Comentário

  1. Anônimo

    Topppppppppppppppppppp d +

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This