Gato Félix

24 de abril de 2019

  1. O Gato Félix apareceu pela primeira vez em 9 de novembro de 1919. Apesar disso, não se sabe ao certo quem criou o desenho. O australiano Pat Sullivan defendeu até morrer, em 1933, que tinha sido ele o criador. Assim como o norte-americano Otto Messmer — que trabalhava para Sullivan.
     
  2. Você sabia que o Gato Félix já apareceu no Sítio do Pica-Pau Amarelo? Bom, pelo menos um sósia apareceu. O escritor Monteiro Lobato escreveu uma história em que um gato aparecia no sítio da Dona Benta passando-se pelo verdadeiro Félix.
     
  3. No filme “Felix in Hollywood” (“Félix em Hollywood”), o gato aparece ao lado de Charles Chaplin, Douglas Faribanks e outras celebridades do cinema mudo.
     
  4. A animação “Woos Whoope” mostrava o gato em situações politicamente incorretas. Félix passava a noite fora de casa, bebendo, fumando e dançando com, literalmente, gatinhas — enquanto sua esposa esperava em casa, com um rolo de macarrão nas mãos. Em 1953, o Gato Félix ganhou uma música tema, composta por Winston Sharples e Joe Oriolo.
     
  5. Em 2009, o colunista do jornal norte-americano “Financial Times”, Niall Ferguson, comparou o então presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao Gato Félix. “Barack Obama me lembra o Gato Félix. Um dos mais queridos personagens da década de 1920, Félix não era só negro. Ele era muito, muito sortudo. E isso praticamente resume a figura do 44º presidente dos Estados Unidos”. A comparação foi considerada racista por alguns críticos.

Livro reúne curiosidades e histórias sobre desenhos, seriados e outras pérolas do passado.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *