Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

CIA

24 de abril de 2019

 

A “Central Intelligence Agency”, ou “Agência Central de Inteligência”, foi criada em 1947 pelo então presidente americano Harry Truman, do partido democrata.

Nas décadas de 1950 e 60, o órgão teve uma grande atuação auxiliando os aliados norte-americanos durante a Guerra Fria. Um dos casos mais conhecidos foi o assassinato do presidente do Vietnã do Sul, Ngo Dinh Diem. A morte do guerrilheiro cubano, em 9 de outubro de 1967, Che Guevara na Bolívia também é associada à CIA.

Um dos alvos mais visados durante a disputa com o bloco socialista era o ditador cubano Fidel Castro, contra o qual muitos planos foram elaborados. Toxinas de crustáceos, bactérias, charutos e lenços infectados e um sobretudo envenenado foram possibilidades cogitadas para dar fim ao ditador cubano. Algumas delas foram tentadas sem sucesso.

Em 1981, o Poder Executivo americano expediu a Ordem 12.333 que explicitamente proibiu a CIA de se envolver, direta ou indiretamente, em assassinatos de líderes políticos.

Atualmente, sua missão é a de coordenar atividades de inteligência e contra-inteligência, além de avaliar e divulgar as informações relacionadas à segurança nacional.

Livro infanto-juvenil fala sobre corruptos, ditadores e tiranos em geral.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This