Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Hoje é o dia do corintiano!

13 de outubro de 2009

Hoje é comemorado o Dia do Corintiano! Eu sou corintiano e até já escrevi um livro sobre isso.
corinthias
A data foi escolhida por marcar o dia que todo corintiano que se preze conhece bem: 13 de outubro de 1977 . Aquele foi o dia em que time quebrou um jejum de 22 anos e se consagrou novamente campeão paulista. No livro “Fiel 100 anos”, que acaba de ser lançado, muitos torcedores deram suas versões para o “corintianismo”. Eu fui um deles, convidado pelo autor, o escritor Lázaro Simões Neto (Lalau).
Escudo do Corinthians | Festa do corinthians, Desenhos do ...
O time nasceu no bairro paulistano do Bom Retiro, em 1910. Cinco funcionários da estrada de ferro São Paulo Railway ficaram impressionados com o clube inglês Corinthian Team  (que naquele ano excursionava pelo Brasil) e resolveram criar também um time de futebol. O termo “Corinthian” era utilizado na Inglaterra no início do século XIX. Ele era aplicado aos cavalheiros e nobres que praticavam ou patrocinavam esportes. Quem sugeriu esse nome para o novo clube foi Joaquim Ambrósio, um dos fundadores. No entanto, nomes como “Santos Dumont Futebol Clube” e “Carlos Gomes” também foram considerados.
Você encontra dezenas de curiosidades sobre o Timão aqui.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A volta dos Botões Brianezi

A volta dos Botões Brianezi

Desde o final de 2020,  o empresário Alexandre Badolato passou a ser chamado de "Alexandre da Brianezi". Depois de 20 anos fora do mercado, a Botões Brianezi voltou a existir por causa de um acordo feito entre ele e Lúcio Brianezi, herdeiro da marca. Paulo Brianezi,...

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

Os Jogos Paraolímpicos de Tóquio começam na próxima terça-feira, dia 24. Marcus Aurélio Carvalho, diretor e apresentador da Rádio ONCB, emissora web da Organização Nacional de Cegos do Brasil, explica como será a cobertura diferenciada do evento. Marcus fala também de...

O autor de 150 hinos de times de futebol

O autor de 150 hinos de times de futebol

O compositor paulista Carlos Santorelli tem mais de 2 mil músicas gravadas. Em 1997, ele lançou um CD com hinos para os principais times do Rio Grande do Norte compostos por ele. Depois, em 2011, veio outro, desta vez com times paraibanos. Mas foi a partir de 2017 que...

10 Comentários

10 Comentários

  1. Augusto Leme

    Na realidade, não há o que comentar. Corinthians é Corinthians a qualquer hora do dia, da noite ou do ano. Salve o Corinthians, Campeão dos Campeões!

    Responder
  2. neuza brito magalhaes de freitas

    tudo do Corinthians é BOM DEMAIS !!!!

    Responder
  3. RICARDO ABATE OBINA OBINOU VCS 3 VEZES

    parabens gambazaiada, vcs sempre foram uma mãe para o verdao, odeio o sao paulo, santos , gremio, cruzeiro, inter etc. sao times grandes que rivalizam com o verdao, mas vcs sao da hora, sempre que precisamos ser campeao é só o gamba aparecer, lembram 74, 21 anos na fila vcs, 93? depois de 17 anos, final brasileiro 94, outra sapatada na boca de vcs, libertadores entao? a taça de 99 ta la no palestra, vao la ver pelo vidro, sem vcs nunca a teriamos, nao é a toa que sao chamadas de galinhas pretas, sempre amarelam e ficam de joelhos perante ao seu maior. verdao. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Responder
  4. arlindo palopoli

    Felicidadades á todos corinthianos, mas é muito pouco só um dia, todo dia é dia e ser corinthiano é acima de tudo ser guerreiro.

    Responder
  5. Jussara

    Dia do Corintiano

    Responder
  6. Iracema Bernacci Sánchez

    Eu não sou corintiana, mas… a torcida da Fiel é de babar, viu? Não importa a situação do time; ela está sempre presente.
    Acho isso admirável! Ficar “mudando de casaca”, ou ficar “em cima do muro”, não está com nada!
    (Eu sou do Fluzão, e sei bem do que estou falando.)
    Parabéns!, Coringão! Parabéns torcida da Fiel!
    (Tenho amigos Nota 1000 que torcem para o Timão.)
    Parabéns!!!

    Responder
  7. Antonio Cano Romo

    Direto para o Mano Menezes:
    Não aceite da diretoria qualquer contratação ….
    Proiba o Elias de chutar diretamente para o gol(nunca entra), obrigue-o passar a bola para companheiro melhor colocado. Que tal se voce aplicasse a formula de prender a bola e ir levando-a ate a area do adversario. Isto dava certo no tempo de Claudio , Luizinho e Baltazar. Voce verá um Corintians bem melhor e voce receberá os dividendos.

    Responder
  8. Antonio Cano Romo

    Não quero saber nada de moderação , pois estou tentandop cooperar, e neste momento estou acreditando que alguem vai levar minha informação ao Mano Menezes

    Responder
  9. Antonio Mier

    com certeza alguém terá a idéia de transformar a data em feriado no ano que vem… e não será um feriado qualquer, será feriado mundial !!!!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This