Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Times de futebol com nome de gente

20 de agosto de 2009

Sabia que o Corinthians quase foi batizado com nome de gente? Na reunião de criação do time, as opções de nome eram Santos Dumont, o inventor do avião, e Carlos Gomes, o compositor. Nenhum dos dois agradou e, durante a votação, o Corinthians passou a se chamar Corinthians. Bem, mas se você procurar, vai encontrar outros times  batizados com nome de gente.

O Robin Hood F.C., do Suriname, não podia roubar dos ricos para dar aos pobres. Isso porque em 1945, ano de fundação do clube, os jogadores ainda entravam em campo descalços, por falta de dinheiro. Robin Hood existiu ou não?  Não se sabe. O chamado “Príncipe dos Ladrões” teria sido uma espécie de herói inglês do século XIII, nos tempos do rei Ricardo Coração de Leão. Já a Association Culturelle Jeanne D’Arc, fundada em 1921 no Senegal, pegou o nome emprestado de um personagem revolucionário. O país africano foi colonizado principalmente por franceses, o que talvez tenha influenciado na escolha do nome de Joana D’Arc, heroína da Guerra dos Cem Anos, entre França e Inglaterra.

Bernardo O’Higgins, um dos “libertadores da América”, dá nome a uma equipe do país que ajudou a libertar, o Chile. O Club de Deportes O’Higgins de Rancagua foi fundado em 7 de abril de 1955, mas não é tão vitorioso quanto o seu homenageado. Durante toda sua existência, nunca levantou uma taça de campeão.

Ainda na América do Sul, o nome do  Club Presidente Hayes, do Paraguai,  foi inspirado no político e presidente dos Estados Unidos Rutherford Hayes (foto ao lado), que foi mediador de uma briga diplomática entre paraguaios e argentinos. Veja se consegue  adivinhar a favor de quem ele decidiu a pendenga… Uma coincidência interessante é que o maior craque da história do time foi o zagueiro Kiko Reyes, quase um homônimo do presidente que dá nome ao time.

Em Portugal, o escolhido para dar nome a um time de futebol foi o escritor Gil Vicente, autor de “Auto da Barca do Inferno”, entre outras obras. O Gil Vicente Futebol Clube foi fundado em 3 de maio de 1924, em Barcelos — mesma cidade em que  Gil Vicente nasceu, 459 anos antes. Apesar do nome imponente, a melhor colocação do time no Campeonato Português foi um quinto lugar, na temporada 1999/2000.

De Cochabamba, na Bolívia, vem o Club Jorge Wilstermann. O nome é o mesmo do primeiro piloto de aviões comerciais do país, que nasceu na cidade onde o time foi fundado. Ele morreu em um acidente aéreo anos antes da fundação da equipe, que aconteceu em 24 de novembro de 1949. O aeroporto internacional da cidade de Cochabamba também leva o nome de Wilstermann. O escudo do time tem uma asa de cada lado. A estreia de Galvão Bueno como narrador esportivo na TV aconteceu em um jogo do Jorge Wilstermann. O time boliviano jogou duas vezes contra o Flamengo pela segunda fase da Libertadores de 1981, uma em 13 de outubro e a outra no dia 30 do mesmo mês.

E os times brasileiros? O mais curioso de todos é a Associação Desportiva Perilima, de Campina Grande (PB), que teve o nome inspirado nas sílabas iniciais do nome de uma pessoa: Pedro Ribeiro Lima. Nunca ouviu falar? Pedro Ribeiro Lima é presidente do próprio Perilima.

OClube de Regatas Vasco da Gama leva o nome do descobridor português do século XVI. Ele foi homenageado porque em 1898, ano de fundação do clube, a descoberta do caminho marítimo.

Os imigrantes portugueses que moram no Rio de Janeiro sempre ajudaram o Vasco. Uma boa história está no livro “Bola Fora”, de Paulo Vinícius Coelho, o PVC da ESPN-Brasil. Segundo ele, na década de 1920, jogadores pobres do Vasco recebiam salários como se fossem funcionários dos armazéns de portugueses. Assim poderiam treinar durante o dia, em vez de trabalhar. Isso fazia com que o time jogasse melhor que a maioria — já que treinar, naquela época, não era um hábito entre os clubes de futebol.

Clube Náutico Marcílio Dias, fundado na o para a Índia, feita por ele, completava 400 anos. Na foto abaixo, você pode ver Geovani e Zico, maior ídolo do Flamengo, usando a camisa do Vasco. Foi no jogo contra o La Coruña, da Espanha, em 24 de março de 1993, na despedida dos campos de Roberto Dinamite.

Cidade de Itajaí (SC), em 17 de março de 1919, também homenageia uma pessoa. Como muitos outros clubes de futebol, o Marcílio Dias começou disputando apenas provas de remo. Por isso, nada mais propício que pegar emprestado o nome de um marinheiro. O gaúcho Marcílio Dias morreu na Batalha do Riachuelo, durante a Guerra do Paraguai. O Marcílio Dias manda os seus jogos no estádio Hercílio Luz.

Aliás, o ex-governador de Santa Catarina Hercílio Luz também foi homenageado por um time de futebol, o Hercílio Luz Futebol Clube, de Tubarão. Fundado em 22 de dezembro de 1918, o “Leão do Sul” ficou 15 anos sem um time de futebol profissional, de 1993 a 2008, quando voltou aos campos. Esse ano, a equipe está disputando a segunda divisão do campeonato catarinense, que termina em novembro. É líder do returno, com 10 pontos.

Foi de Nova York que saiu o hidroavião Sampaio Corrêa II (foto), em novembro de 1922. Exatos 5.678 quilômetros depois, ele fez seu pouso final no Rio de Janeiro, em fevereiro do ano seguinte. Os pilotos eram o brasileiro Pinto Martins e o americano Walter Hinton. No meio do caminho, passou pela cidade de São Luís (MA), no dia 12 de dezembro de 1922, onde acabou por batizar um time de futebol. A Associação Sampaio Corrêa Futebol Clube foi criada em 25 de março de 1923. O avião tinha sido doado pelo senador carioca José Mattoso de Sampaio Corrêa, presidente do Aeroclube Brasileiro, que recebeu a homenagem.

Assim como o Perilima, a Sociedade Esportiva Matsubara, de Cambará (PR), teve o nome inspirado no presidente do clube. Em 18 de dezembro de 1975, Sueo Matsubara, imigrante japonês, fundou o clube com seu sobrenome. A avenida em frente ao estádio regional de Cambará, onde o time manda seus jogos, também leva o nome de um Matsubara, Tsuneto.

No primeiro dia do ano de 1910, na casa de Nicolás Marin Moreno, surgiu o Club Atlético Argentinos de Vélez Sarsfield — que, três anos depois, seria abreviado para Club Atlético Vélez Sarsfield. O homenageado foi o advogado e político argentino Dalmacio Vélez Sarsfield, que escreveu o código civil argentino em 1869. Uma das marcas registradas do Vélez é o grande “V” que tem no uniforme. A maior conquista do time foi a Taça Intercontinental de 1994, em cima do Milan. Para tanto, os argentinos impediram o São Paulo de ser tri da Libertadores.

Quem é que me ajuda a lembrar de outros?

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Uma seleção de curiosidades sobre o Rei Pelé

Uma seleção de curiosidades sobre o Rei Pelé

Os Correios lançaram o selo em homenagem ao milésimo gol de Pelé em 28 de novembro de 1969 – apenas nove dias após o feito. No ano seguinte, Pelé aparece também no selo que saúda o tricampeonato mundial, conquistado no México. O fotógrafo Ronaldo Kotscho, de Placar,...

20 Comentários

20 Comentários

  1. Almir Coritiba Coxa-Branca

    Aqui no Paraná tem um time com o apelido de um cidadão é o tico paranaense..

    Responder
  2. paulo vinícius

    Marcílio Dias, Sampaio Corrêa…
    Abraços

    Responder
  3. Olavo

    Tem também o Vélez Sarsfield, da Argentina. E esse tem carreira melhor, já ganhou até Libertadores. O nome é homenagem a um jurista argentino, o autor do Código Civil deles, Dalmacio Vélez Sarsfield. Também é nome de bairro em Buenos Aires, daí surgiu o clube.

    Responder
  4. danilo

    CURINTHIAS por exemplo é um nome de pessoa ou parte do corpo

    Responder
  5. fabricio

    Tem o Everton da Inglaterra eo Cardoso Moreira do Rio

    Responder
  6. Elso Cardoso Machado

    Na cidade de São Leopoldo -RS, existem dois clubes com o nome de gente. O Santos Dumont FC , fundado nos anos 50 e o
    Esporte Clube Marechal Rondon, fundado nos anos 60 que faliu nos anos 80 por falta de diretoria. Clubes de renome na cidade.
    Santos Dumont: Camisetas amarelas, punho verde e calções amarelos. Marechal Rondon: camisetas amarelas , punhos azuis,
    calções azuis com listras brancas.

    Responder
  7. Rodrigo Flores

    Marcelo
    Há mais exemplos:
    – San Martín, da Argentina, em homenagem ao libertador da américa
    – Vasco da Gama, em homenagem ao navegador
    – Sampaio Correa, do Maranhão, em homenagem a um hidroavião que teve um nome em homenagem a um senador
    Abraços

    Responder
  8. Joselito

    E o Vasco da Gama?? Tudo bem.. Vasco Da Gama é nome de gente, mas não se pode considerar um time de futebol… Ráá!!

    Responder
  9. Bob Souza

    Em SC tinha ou tem o Carlos Renaux,em RS Carlos Barbosa este caso futsal em MG o Valerio e nomede gente mas na verdade quer dizer Vale do Rio Doce a mesma que explora nossos minerios.

    Responder
  10. Curita

    Matsubara (PR), Vasco da Gama …

    Responder
  11. helio titan

    MEUS AMIGOS. FALTOU O GAMA DE BRASILIA. GOSTARIA DE SER INFORMADO A ORIGEM DO NOME. GRATO.
    TITAN.

    Responder
  12. Mauro Dall"comune

    Marcelo Duarte, e o Vasco da Gama?
    Resposta de MARCELO DUARTE: Calma, Mauro. O grande barato do blog é justamente essa interação. Na segunda-feira, vou publicar a segunda parte do post, com mais times.

    Responder
  13. luis marcos

    quemdisse q vasco da gama é um time de futebol?kkkkkkkkkkkkk

    Responder
  14. luiz

    Eu queria saber com quem o corinthinas poulista jogou em 24.07.1955 ou anteriormente, porque eu nasci nesta data, e este nome foi em homenagem ao gol feito pelo jogador Luiz Carlos, segundo meus padrinhos que já faleceram., obrigado
    Resposta de MARCELO DUARTE: Olá, Luiz Carlos! O Corinthians não jogou no dia 24/07/1955. O jogo anterior foi disputado no dia 10 de julho, contra o Benfica, de Portugal, por um torneio internacional chamado “Taça Charles Miller”. O jogo foi no Pacaembu. O Corinthians venceu por 2 x 1, com dois gols de Cláudio, e sagrou-se campeão. Não havia nenhum Luiz Carlos no Corinthians, apenas Luizinho.

    Responder
  15. Elso Cardoso Machado

    Marcelo, e o São Paulo, \são Caetano, São Cristóvão do Rio
    e Vitória da Bahia que não deixa de ser nome de gente.

    Responder
  16. ALEXANDRE LINHARES

    VASCO DA GAMA (RJ) – NAVEGADOR PORTUGUES

    Responder
  17. Silvio Sanots

    E ai Corinthiano(Luiz ), mentiroso, cai do cavalo …hauahuahuahauha

    Responder
  18. Rubens von Paraski

    Ibirama (SC) – temos o Clube Atlético Hermann Aichinger, nome de seu fundador.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This