Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

20 curiosidades sobre o Sport

24 de abril de 2019

1. O Sport foi fundado por Guilherme de Aquino Fonseca. Ele havia passado um tempo em Londres e de lá trouxe bolas, chuteiras, meiões, calções e camisas já nas cores preta e vermelha.

2. A ideia de Guilherme, porém, era implementar o futebol no Náutico, clube de remo. Os dirigentes do Náutico recusaram pois não entendiam o futebol como um esporte nobre. Muitos anos mais tarde o Náutico passaria a fazer adotar o futebol como esporte e se tornaria um dos grandes rivais do Sport.

3. O Sport foi o primeiro clube pernambucano a contratar um jogador carioca: o zagueiro Paulino, vindo do America, em 1916.

4. Também foi no Sport que pela primeira vez um estrangeiro treinou um time pernambucano: foi o uruguaio Carlos Viola, em 1928.

5. Para comprar o terreno onde foi erguido o estádio da Ilha do Retiro, o Sport precisou vender todas as taças que havia conquistado até então, além de arrecadar fundos com torcedores do clube. A Ilha do Retiro foi inaugurada em 1936.

6. A Ilha do Retiro, aliás, foi o único estádio do Norte/Nordeste a sediar a Copa do Mundo de 1950.

7. Ao longo da história, dois jogadores que passaram pelo Sport se tornaram artilheiros da Copa do Mundo: Ademir, em 1950, e Vavá, em 1962.

8. O jogo entre Sport Recife e Náutico pelo Campeonato Pernambucano de 1977 teve a extraordinária duração de 138 minutos. Segundo o regulamento, as partidas não poderiam terminar empatadas em 0 x 0. O Sport venceu o Náutico por 1 x 0.

9. O recorde nacional de gols em uma só partida foi batido pelo artilheiro Dario, o Dada Maravilha, em 1976. Ele marcou 10 dos 14 gols que levaram o Sport à vitória contra o Santo Amaro.

10. O Sport recebeu o apelido de “Leão do Norte” depois de uma heróica batalha contra a torcida paraense do Clube do Remo, na década de 1920. Inconformados com a perda do “Troféu Leão do Norte”, os torcedores locais tentaram impedir que ele saísse de Belém. Mesmo sem a cauda (arrancada na confusão) o troféu de Leão conseguiu chegar a Recife. O Sport venceu a partida contra o Remo por 3 x 2.

11. Pelé poderia ter jogado no Sport. Em 1957 o Rei foi oferecido ao clube pernambucano por um empréstimo de quatro meses. A diretoria do clube recusou alegando que Pelé, então com 17 anos, era um jovem desconhecido.

12. No mesmo ano de 1957 o Sport jogou no Estádio Santiago Bernabéu, em Madri: foi em um amistoso no qual terminou derrotado pelo Real Madrid por 5 x 3.

13. Em 1987 o Sport protagonizou uma disputa de pênaltis que terminou empatada. Foi na decisão do Módulo Amarelo (espécie de “segunda divisão”) da Copa União de 1987, contra o Guarani. Depois de 12 pênaltis batidos para cada lado não serem capazes de definir o vencedor, os times resolveram decretar a divisão do título.

14. Em 2008 o Sport foi campeão da Copa do Brasil e quebrou um jejum de 20 anos sem títulos nacionais de clubes do nordeste.

15. Com isso, em 2009 o Leão se tornou o primeiro clube pernambucano a disputar a Libertadores desde o Náutico em 1968. O Sport caiu no “grupo da morte” com Palmeiras, Colo-Colo e a então atual campeã, a LDU, mas se classificou em primeiro lugar. Caiu nos pênaltis, nas oitavas de final, para o próprio Palmeiras.

16. A campanha naquela Libertadores reservou ao clube duas marcas históricas: foi o primeiro time brasileiro a vencer o Colo-Colo fora de casa pela Libertadores e foi o primeiro time brasileiro a vencer a LDU fora de casa pela Libertadores.

17. Aquele ano de 2009, que tinha tudo para ser histórico, acabou sendo uma tragédia: o Sport foi rebaixado para a Série B.

18. O goleiro Magrão é um dos maiores ídolos da história do Sport. Em 2016 ele completou 600 jogos com a camisa do Leão.

19. O grito de guerra da torcida do Sport – “Cazá, cazá, cazá, cazá, cazá, cazá / A turma é mesmo boa, é mesmo da fuzarca / Sport, Sport, Sport” – surgiu em 1938.

20. O Sport foi o primeiro campeão da Arena Pernambuco, estádio construído para receber a Copa do Mundo de 2014. A marca foi alcançada justamente em 2014 com o título Estadual. 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This