Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Ronaldo

24 de abril de 2019

 

  • Ronaldo Luís Nazário de Lima nasceu no dia 22 de setembro de 1976, na cidade do Rio de Janeiro.
  • Seus pais se conheceram quando trabalhavam na Telerj. Depois, o pai, Nélio, virou camelô e a mãe, Sônia, foi trabalhar de balconista numa sorveteria.
  • Na infância, o craque torcia pelo Flamengo. Ele chegou a fazer um teste no infantil do clube da Gávea. Mandaram o garoto voltar no dia seguinte, mas ele não tinha dinheiro para pagar os quatro ônibus do percurso. Pior: no caminho de volta, alguns pivetes roubaram o seu relógio.
  • Ronaldo calça chuteiras tamanho 41,5.
  • Ao receber seu primeiro salário, o jogador mandou forrar o sofá da sala. Era ali que ele dormia. Seus irmãos, Nelinho e Ione, dormiam no quarto com os pais.
  • Seu apelido nessa época era Dadado.
  • Algumas semelhanças com a trajetória do rei Pelé marcam a carreira de Ronaldo. Ambos chegaram à seleção brasileira antes de atingir a maioridade e sofreram com sérias lesões no joelho.
  • Em 1998, Ronaldo fez uma visita ao papa João Paulo II. Mas não foi só o sumo pontífice que fez questão de apertar a mão do jogador. A tenista russa Anna Kournikova também já deu uma de tiete e pediu certa vez ao craque um autógrafo e uma fotografia de recordação.
  • Ronaldo costuma participar com frequência de campanhas e ações beneficentes. Em 2001, ele, Zico e o piloto Michael Schumacher participaram de um jogo de futebol na Alemanha, promovido com o intuito de angariar recursos para Fundação Criança Esperança para angariar. Dois anos antes, o craque também esteve Kosovo, capital da ex-Iugoslávia assolada por grave guerra civil, como embaixador da ONU. Por lá, o jogador rompeu o protocolo diplomático e chegou a descer do carro blindado para cumprimentar a população.
  • O dentista de Ronaldo é Eustáquio Afonso Araújo, o Takão, também treinador da seleção brasileira de Futsal. Doutor em ortodontia com diploma da Universidade de Pittsburgh (EUA) e professor da PUC de Belo Horizonte, ele colocou o aparelho que o jogador usou na Copa dos Estados Unidos. Na época, como Ronaldo ganhava pouco, Takão não cobrou nada pelo tratamento.
  • Ele teve um cão pastor chamado Pichichi, mesmo nome do prêmio dado ao artilheiro da Liga espanhola.
  • No final de maio de 1994, Ronaldo gravou um videoclipe ao lado de Gabriel, o Pensador horas antes de embarcar para os Estados Unidos com a seleção brasileira. Na música “175”, ele faz o papel de cobrador de ônibus.
  • Ronaldo recebeu, durante o período de recuperação, uma bela homenagem dos seus companheiros de Inter. Eles começaram a usar nos treinos uma camiseta com sua foto e os dizeres: “Ronaldo, não se entregue”.
  • Muitos duvidaram que o craque voltaria a jogar futebol. Em uma entrevista ao apresentador Galvão Bueno, ele respondeu às críticas declarando: “Diga às pessoas que o guerreiro está ferido, mas não está morto”.
  • O jogador foi flagrado fazendo xixi em uma garrafinha de água durante uma festa. Ele cometeu a indiscrição em 3 de julho de 2005, no Café de La Musiquem em São Paulo (SP). Por volta das 3 horas da madrugada, o jogador apareceu na cozinha do restaurante apertado para ir ao banheiro. Como não deu para segurar, usou os recursos que estavam à mão. Só não contava que um fotógrafo estaria por perto para registrar a cena.
  • Em 28 de abril de 2008, Ronaldo foi parar na delegacia depois de contratar três travestis para um programa achando que eram prostitutas. Chegando ao motel, desistiu do programa e pagou duas delas, mas uma tentou extorqui-lo, exigindo 50 mil reais para não levar o caso para a imprensa.
  • Durante as comemorações antecipadas de seu 32º aniversário,  Ronaldo foi flagrado pela imprensa sem camisa, batendo boca com alguém. Acalmado por amigos, como o ex-jogador Djalminha, o Fenômeno driblou jornalistas e saiu sem dar maiores explicações. A confusão aconteceu na boate Sky Lounge, no Rio de Janeiro, em 19 de setembro de 2008.

Livro conta a história dos jogadores brasileiros que foram atuar no exterior.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Uma seleção de curiosidades sobre o Rei Pelé

Uma seleção de curiosidades sobre o Rei Pelé

Os Correios lançaram o selo em homenagem ao milésimo gol de Pelé em 28 de novembro de 1969 – apenas nove dias após o feito. No ano seguinte, Pelé aparece também no selo que saúda o tricampeonato mundial, conquistado no México. O fotógrafo Ronaldo Kotscho, de Placar,...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This