Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Posições dos jogadores

24 de abril de 2019

 


Centroavante
Teoricamente, é o jogador que tem a obrigação de marcar gols – muito mais que seus companheiros de ataque. Espera-se que saiba chutar bem com os dois pés e cabecear, além de possuir força e mobilidade para receber a bola entre os zagueiros adversários, dominá-la e chutá-la contra o gol. Deve ser habilidoso para deslocar-se para a direita ou à esquerda, permitindo assim as penetrações do ponta-de-lança, ou até mesmo dos jogadores do meio-campo.

Lateral-direito
Apesar de ter originalmente uma função defensiva, ou seja, a de marcar o ponta-esquerda do time adversário, o lateral-direito, com o desenvolvimento tático ocorrido no futebol, passou a desempenhar também um papel ofensivo.

Lateral-esquerdo
Suas funções são equivalentes às do lateral-direito.

Médio-volante
Também chamado “cabeça-de-área” tem em geral um papel defensivo. Posiciona-se à frente dos zagueiros e ajuda a conter o ataque adversário, movendo-se pelo centro, pela esquerda e pela direita do seu próprio campo. Mas é também o jogador que faz a ligação entre a defesa e o ataque, auxiliando na distribuição de bolas para seus companheiros de frente.

Meia-armador
Ao contrário do volante, o armador é mais ofensivo. Distribui bolas para os atacantes, faz lançamentos e, se possível, deve arrematar contra o gol.

Ponta-de-lança
É um atacante que, ao contrário do centroavante tradicional, não fica parado na frente, entre os zagueiros, esperando que a bola lhe seja lançada. Ele volta até sua intermediária para buscar a bola e partir com ela em direção a área adversária. Entre as suas obrigações está a de fazer gols e também a de tabelar com o centroavante.

Ponta-direita
Costuma ser um jogador veloz, driblador, com a missão de conduzir a bola até a linha de fundo, para então cruzá-la para a área adversária, em direção à cabeça (ou o pé) do centroavante e do ponta-de-lança.

Ponta-esquerda
Funções semelhantes às do ponta-direita, só que do outro lado.

Quarto-zagueiro
Tem funções parecidas com as do central, porém atua mais pelo setor esquerdo da área. E também pode ser incumbido de deixar o setor, quando seu time está atacando, para se aventurar na linha média ou até mesmo do ataque.

Zagueiro-central
Atua pelo chamado “miolo da área”, ou seja, no setor central da defesa, levemente derivado para a direita. Tem basicamente a função de marcar o centroavante adversário.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Uma seleção de curiosidades sobre o Rei Pelé

Uma seleção de curiosidades sobre o Rei Pelé

Os Correios lançaram o selo em homenagem ao milésimo gol de Pelé em 28 de novembro de 1969 – apenas nove dias após o feito. No ano seguinte, Pelé aparece também no selo que saúda o tricampeonato mundial, conquistado no México. O fotógrafo Ronaldo Kotscho, de Placar,...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This