Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

O milésimo gol de pelé

24 de abril de 2019

Aconteceu em 19 de novembro de 1969, às 23h11 (909º partida) Vasco 1 x Santos 2

Pelé marcou o milésimo gol de sua carreira em uma partida pelo torneio Roberto Gomes Pedrosa contra o Vasco, no estádio Maracanã (Rio de Janeiro). Foi em uma cobrança de pênalti cometido pelo zagueiro Renê aos 33 minutos do segundo tempo. O craque chutou com o pé direito no canto esquerdo do gol de Andrada e acabou com a promessa feita pelo vascaíno antes do jogo, de que não entraria para a história como o goleiro que tomou o milésimo gol de Pelé.

Nas arquibancadas, 65.157 pessoas acompanharam o fato. O jogador comemorou a conquista dizendo: ?Pensem no Natal. Pensem nas criancinhas?. A declaração causou polêmica: os esquerdistas esperavam que ele aproveitasse a oportunidade para criticar a ditadura vigente no país.

Em maio de 1995, o jornal Folha de S.Paulo publicou uma suposta reportagem que constatava uma falha na contagem dos gols de Pelé. Segundo a reportagem, Pelé teria assinalado seu milésimo gol no dia 14 de novembro de 1969, contra o Botafogo da Paraíba, também de pênalti. O erro da contagem teria acontecido em 1959 durante o Campeonato Sul-Americano Militar, quando Pelé servia o Exército. O gol que marcou diante do Paraguai não teria sido computado.

Leia também:
Pelé 80 anos. Minha primeira (e única) entrevista com o rei
Uma seleção de curiosidades sobre o Rei Pelé
O que eles disseram sobre o Rei Pelé

Datas importantes na carreira de Pelé
Pelé já ficou no banco de reservas da Seleção Brasileira?
Qual foi a primeira partida oficial de Pelé
Pelé, o rei do futebol
Linha do tempo do Rei Pelé
Quem é a restauradora que cuida da camisa usada por Pelé na final da Copa de 1970
O hotel do milésimo gol do Rei Pelé

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Uma seleção de curiosidades sobre o Rei Pelé

Uma seleção de curiosidades sobre o Rei Pelé

Os Correios lançaram o selo em homenagem ao milésimo gol de Pelé em 28 de novembro de 1969 – apenas nove dias após o feito. No ano seguinte, Pelé aparece também no selo que saúda o tricampeonato mundial, conquistado no México. O fotógrafo Ronaldo Kotscho, de Placar,...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This