Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Nobling e Cox, dois pioneiros do futebol no Brasil

24 de abril de 2019

Além de Charles Miller, outros personagens também tiveram importante participação no início do futebol brasileiro. Saiba um pouco mais sobre dois deles:

Hans Nobiling
Em 1897, desembarcou no Brasil o alemão Hans Nobiling, também fundamental para a difusão do futebol no país. Nobiling trouxe da Europa uma bola de futebol (da marca Fussball) e o sonho de fundar um time e organizar campeonatos em São Paulo, onde se estabeleceu. Quando chegou, no entanto, o esporte era privilégio de ingleses e dos alunos do Colégio Mackenzie. O alemão montou uma equipe formada, na sua maioria, por descendentes de alemães e desafiou o Mackenzie para uma partida. A partida acabou com um empate de 0 x 0. Meses depois, Nobiling fundaria o Germânia, atual Pinheiros.

Oscar Cox
Outra figura importante na disseminação do futebol pelo país foi Oscar Cox. Ao retornar de uma temporada de estudos na Suíça, Cox reuniu um grupo de amigos e fundo o Rio Team, no Rio de Janeiro. Na falta de adversários, Cox organizou, em 1901, duas partidas contra um combinado paulista, o primeiro Rio-São Paulo da história. Realizados na capital paulista, os jogos terminaram empatados (1 x 1 e 2 x 2).

Leia também: Charles Miller, o pai do futebol brasileiro

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Uma seleção de curiosidades sobre o Rei Pelé

Uma seleção de curiosidades sobre o Rei Pelé

Os Correios lançaram o selo em homenagem ao milésimo gol de Pelé em 28 de novembro de 1969 – apenas nove dias após o feito. No ano seguinte, Pelé aparece também no selo que saúda o tricampeonato mundial, conquistado no México. O fotógrafo Ronaldo Kotscho, de Placar,...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This