Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Mundial Interclubes

24 de abril de 2019

 

  • O Mundial Interclubes, cujo nome verdadeiro é Copa Intercontinental, existe desde 1960. É disputado entre os vencedores da Copa Libertadores e da Copa dos Campeões da Europa.
  • No início, o título era decidido em duas partidas, cada uma delas sediada na casa do finalista.Foi nesse período que o Santos se consagrou como um dos maiores adversários do campeonato, vencendo de grandes times como Benfica, Milan, Real Madrid e Peñarol. O Peixe levou a taça em 1962 e 1963.
  • Na década de 70, por causa da violência dos argentinos, os europeus começaram a boicotar a disputa enviando o segundo colocado da Copa de Campeões.
  • A partir de 1980, o título do Interclubes passou a ser definido em apenas uma partida em Tóquio, no Japão, terra de seu novo patrocinador, a Toyota. Quem se saiu bem nesta fase foi o São Paulo, que se consagrou campeão em 1992, 1993 e 2005. Além dele, o Flamengo conquistou o mundial em 1981 e o Grêmio, em 1983.
  • A Fifa (Federação Internacional de Futebol) realizou um campeonato entre clubes paralelo em 2000. O intuito da organização era estudar a possibilidade de incluir o Mundial Interclubes em seu calendário oficial e tomar para si a resposabilidade de organizá-lo.
  • A seleção dos participantes foi controversa. O Corinthians entrou porque havia ganho o Campeonato Brasileiro. Mas muitos disseram que, para participar, o time deveria ter vencido uma disputa internacional. Além dele, o Real Madrid foi alvo de críticas: sua conquista da Taça Intercontinental já havia ocorrido há 2 anos. Al Nassr (campeões da Ásia), Manchester United (campeões da Europa), Necaxa (Campeões da América Central e do Norte) e Raja Casablanca (campeões da África) também defenderam suas camisas. No final, o Corinthians sagrou-se campeão, vencendo o Vasco por 4 a 3 na disputa dos pênaltis.

    Livro revela 2.500 escudos de times do mundo inteiro

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Uma seleção de curiosidades sobre o Rei Pelé

Uma seleção de curiosidades sobre o Rei Pelé

Os Correios lançaram o selo em homenagem ao milésimo gol de Pelé em 28 de novembro de 1969 – apenas nove dias após o feito. No ano seguinte, Pelé aparece também no selo que saúda o tricampeonato mundial, conquistado no México. O fotógrafo Ronaldo Kotscho, de Placar,...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This