Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Incidentes Diplomáticos

24 de abril de 2019

 

  • A torcida do time inglês West Ham não perdeu a piada ao associar o adversário italiano Palermo com a organização criminosa Máfia. No confronto entre os times em 2006, pela Copa da Uefa, torcedores ingleses usaram camisetas com a frase “Hammers contra a Máfia”. A provocação acabou em uma briga que envolveu 500 torcedores e deixou 17 feridos. Depois do incidente, o governador da Sicília, Savatore Cuffaro – região notória por abrigar organizações mafiosas no passado – a distribuir camisetas com slogans “antimáfia”.
  • Em 2005, o jogador argentino Leandro Desábato foi preso ainda no estádio do Morumbi e amargou 40 horas detido, acusado de racismo contra Grafite, então atacante do São Paulo.
  • “Ataque fascista” – foi assim que o chanceler da Turquia chamou a briga entre jogadores do italiano Roma e do Galatasaray, em 2002. A declaração forte causou desconforto diplomático entre os dois países.
  • Demonstrações de racismo marcaram o amistoso entre as seleções da Espanha e da Inglaterra, em novembro de 2004. O comportamento de torcedores espanhóis, que imitavam macacos quando os jogadores negros Ashley Cole e Shaun Wright-Philips tocavam na bola, recebeu duras críticas do ministro dos Esportes da Inglaterra, que exigiu explicações do governo da Espanha.
  • “Magia Negra” foi o pivô do incidente diplomático entre times africanos, em 2002. O técnico de goleiros do Camarões, Thomas N’kono, foi acusado de usar “magia negra” durante a partida contra o Mali.
  • A vitória da Itália contra a França na final da Copa do Mundo de 2006 motivou declarações polêmicas de um ex-ministro italiano, que classificou o título como um “triunfo da identidade”. Para ele, a Itália venceu porque contava com jogadores do próprio país e não com os “negros, muçulmanos e comunistas” da França.

    Livro conta histórias curiosas e loucuras do futebol

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Uma seleção de curiosidades sobre o Rei Pelé

Uma seleção de curiosidades sobre o Rei Pelé

Os Correios lançaram o selo em homenagem ao milésimo gol de Pelé em 28 de novembro de 1969 – apenas nove dias após o feito. No ano seguinte, Pelé aparece também no selo que saúda o tricampeonato mundial, conquistado no México. O fotógrafo Ronaldo Kotscho, de Placar,...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This