Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Futebol brasileiro no exterior

24 de abril de 2019

 

  • O Clube Athlético Paulistano (CAP) foi o primeiro time brasileiro a jogar fora do país. A excursão ocorreu entre 10 de fevereiro e 23 de abril de 1925.
  • O interesse dos europeus pelo futebol sul-americano nasceu depois que o Uruguai venceu as Olimpíadas de 1924. No ano seguinte, Antônio Prado Júnior, presidente do CAP, aproveitou uma viagem a França e organizou uma série de jogos para o time.
  • Naquela excursão, o elenco era formado por Kuntz (goleiro), Sérgio (meio-campo), Nestor (goleiro), Clodô (zagueiro), Bathô (zagueiro), Caetano Caldeira (zagueiro), Maurílio Villela (meio-campo), Nondas (meio-campo), Abate (meio-campo), Juan Mestres Alijostes (meio-campo), Netinho (atacante), Seixas (atacante), Arthur Friedenreich (atacante), Mário Andrada e Silva (atacante), Filó (atacante), Durval Junqueira Machado (atacante) e Guarany (zagueiro). Também foram emprestados do Flamengo os atletas Araken Patusca e José Joaquim Seabra Neto, e do Ypiranga, Miguel Feite.
  • A primeira partida em solo estrangeiro ocorreu em Paris (França), contra um time formado por jogadores franceses selecionados. Entre as 25 mil pessoas presentes, estavam o então futuro presidente Washington Luís e o príncipe Pedro Henrique de Orléans e Bragança. O Brasil ganhou o jogo por 7 a 2.
  • O jornal francês Le Jour noticiou a disputa com a manchete: “Os brasileiros reis do futebol”.
  • O Paulistano disputou 10 jogos na Europa. Ganhou 9 e marcou 30 gols. Os adversários conseguiram balançar a rede apenas 9 vezes.
  • O craque Arthur Friedenreich foi o artilheiro da excursão: fez 11 gols.
  • Quando o time voltou ao Brasil, foi recebido como verdadeiro “campeão mundial”. No Rio de Janeiro (RJ), os jogadores desfilaram sob uma chuva de pétalas de flores. São Paulo (SP) organizou um cortejo com 2 mil carros.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Uma seleção de curiosidades sobre o Rei Pelé

Uma seleção de curiosidades sobre o Rei Pelé

Os Correios lançaram o selo em homenagem ao milésimo gol de Pelé em 28 de novembro de 1969 – apenas nove dias após o feito. No ano seguinte, Pelé aparece também no selo que saúda o tricampeonato mundial, conquistado no México. O fotógrafo Ronaldo Kotscho, de Placar,...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This