Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Eurocopa

24 de abril de 2019

 

O campeonato foi criado por Henri Delaunay, secretário-geral da Federação Francesa de Futebol. Delaunay apresentou a idéia de promover uma disputa de futebol entre as seleções nacionais européias em 1927, mas a Fifa arquivou o projeto porque estava às voltas com a organização da primeira Copa do Mundo (1930). Vinte e cinco anos depois, o dirigente francês voltou a insistir no plano, agora apoiado por diversos países e pelo fato de que o continente sul-americano estava investindo na criação de uma Copa das Américas.

A Eurocopa nasceu em 1960 com o nome de Copa das Nações Européias, e reuniu em sua primeira edição, realizada em Paris (França), 16 seleções. Os primeiros a levantarem o troféu foram os soviéticos, que ganharam a final contra a Iugoslávia por 2 a 1. A disputa só passou a ser conhecida como Campeonato de Futebol Europeu em 1968.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Uma seleção de curiosidades sobre o Rei Pelé

Uma seleção de curiosidades sobre o Rei Pelé

Os Correios lançaram o selo em homenagem ao milésimo gol de Pelé em 28 de novembro de 1969 – apenas nove dias após o feito. No ano seguinte, Pelé aparece também no selo que saúda o tricampeonato mundial, conquistado no México. O fotógrafo Ronaldo Kotscho, de Placar,...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This