Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre a transmissão das Copas

24 de abril de 2019

1. Em 1938, o Brasil escutou pela primeira vez a primeira transmissão ao vivo de um jogo, pela Rádio Club do Brasil. O locutor era Gagliano Netto.

2. Na Copa do Chile, em 1962, os brasileiros assistiram ao jogos gravados. As fitas chegavam de avião e eram apresentadas dois ou três dias depois pela TV.

3. A primeira transmissão televisiva ao vivo de uma Copa do Mundo aconteceu em 1970, com imagens ainda em preto e branco. Nessa época, possuir um aparelho de TV em casa era privilégio de poucos. Na Grande São Paulo, havia cerca de 1,2 milhão de aparelhos contra 5,7 milhões de moradores.

4. Devido ao fato de poucas casas terem televisão, durante a Copa de 70 popularizou-se o termo “televizinhos”, para se referir aos donos das casas onde as pessoas se reuniam para assistir aos jogos.

5. Em 1974, as partidas foram acompanhadas ao vivo e com imagens coloridas por cerca de 1 milhão de brasileiros. Outros 60 milhões viram os lances em preto e branco.

6. Em 1978, as câmeras na linha de gol mudaram a forma de acompanhar os lances.

7. A partir da Copa de 1982, os brasileiros puderam contar com o recurso do controle remoto.

8. No Mundial de 1986, a Rede Globo introduziu o replay com análise gráfica nas transmissões – o “tira-teima”.

9. A Copa passou a ser exibida também pela TV a cabo a partir de 1994.

10. Em 2002, a Copa foi transmitida em HD digital no Brasil. O modelo de TV em alta era o de 29 polegadas.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

10 curiosidades sobre a Copa de 1970 (México)

10 curiosidades sobre a Copa de 1970 (México)

1. Foi nessa Copa que se começou a utilizar cartões vermelho e amarelo. O primeiro a receber um amarelo foi o soviético Evgeny Lovchev, em um jogo contra o México. O primeiro cartão vermelho veio apenas na Copa seguinte, em 1974. O...

Erros em Copas do Mundo

Erros em Copas do Mundo

  Espanha x Coréia do Sul - 2002 Primeiro, o árbitro egípcio Gamal Ghandur anulou 2 gols legítimos da Espanha (O bandeirinha considerou que a bola cruzada pelo espanhol Morientes, convertida em gol por Joaquin, havia saído pela linha de fundo). Depois, marcou uma...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This