Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre a Copa de 1970 (México)

24 de abril de 2019

1. Foi nessa Copa que se começou a utilizar cartões vermelho e amarelo. O primeiro a receber um amarelo foi o soviético Evgeny Lovchev, em um jogo contra o México. O primeiro cartão vermelho veio apenas na Copa seguinte, em 1974. O jogador que recebeu a penalidade foi o chileno Carlos Caszely, em um jogo contra a Alemanha Ocidental.

2. A semi-final entre Itália e Alemanha foi uma das mais emocionantes da história das Copas: a Itália venceu por 4 a 3 na prorrogação. Naquele dia, 23 presos fugiram de uma cadeia mexicana porque os guardas assistiam, fascinados e um tanto distraídos, ao grande duelo.

3. Pelé fez três jogadas inesquecíveis: o chute do meio de campo que encobriu o goleiro tcheco Viktor e passou raspando a trave; o drible de corpo para cima do goleiro, sem bola; e um chute de primeira que interceptou um tiro de meta do goleiro Mazurkiewsky.

4. Foi a primeira Copa transmitida ao vivo pela televisão brasileira, em preto e branco. Na estação da Embratel, em Itaboraí (RJ), as imagens chegavam em cores.

5. Em seus clubes, Jairzinho (Botafogo), Tostão (Cruzeiro), Gérson (São Paulo), Pelé (Santos) e Rivelino (Corinthians) jogavam com a camisa número 10. Na Seleção Brasileira, não houve conversa: a camisa ficou para Pelé.

6. Uma das maiores provas do carinho do povo mexicano pelos campeões de 1970 está até hoje no estádio Jalisco, em Guadalajara. Na tribuna, há um mural dedicado a Pelé, citado como “um exemplo à juventude do mundo”.

7. Depois da vitória contra a Itália, os jogadores brasileiros seguraram Rivelino e resolveram raspar seu bigodão. Ele só foi salvo ao lembrar que estava de casamento marcado. Já depois da vitória sobre o México, o jogador brasileiro ganhou da torcida adversária o apelido de “Patada Atômica”.

8. Jairzinho se notabilizou na Copa de 1970 por festejar seus gols ajoelhando-se e fazendo o sinal da cruz. Mas foi o tcheco Petras que criou aquela comemoração.

9. O primeiro gol de Pelé na final contra a Itália foi o centésimo do Brasil em Copas do Mundo. Esse gol também quebrou um tabu. Salvo em 1930 e 1938, os times que marcaram o primeiro gol na final perderam o título.

10. A Copa de 1970 foi a última a se chamar Taça Jules Rimet. Depois disso, o torneio seria oficialmente denominado Copa do Mundo FIFA. Ao vencer a competição, o Brasil conquistou a posse definitiva da taça Jules Rimet e se tornou a primeira seleção tricampeã.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

10 curiosidades sobre os campeões da Copa

10 curiosidades sobre os campeões da Copa

  1. Desde 1994, quando conquistou o tetracampeonato, o Brasil é o time com mais taças de campeão mundial. Em 2002, com o penta, aumentou a distância do Brasil para as outras seleções. Na Copa de 2006, na Alemanha, a Itália conquistou seu tetracampeonato e se...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This