Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre a Copa de 1954 (Suíça)

24 de abril de 2019

 

1. Foi a copa com maior média de gols por partida: 5,4.

2. A partida entre Áustria e Suíça foi a que teve o maior número de gols na história das Copas: 12 (7 a 5 para a Áustria). Apesar disso, a maior goleada teve 11 gols (Hungria 10 x 1 El Salvador, na Espanha, em 1982).

3. A Hungria de 1954 detém o recorde de gols marcados numa Copa do Mundo: 27 no total.

4. O clima do jogo em que o Brasil foi desclassificado pela Hungria foi tão pesado que a partida ganhou o nome de “A Batalha de Berna”. Os húngaros venceram por 4 x 2.

5. A Turquia se classificou para jogar essa Copa praticamente no cara-ou-coroa. Com pontos empatados, as equipes disputaram um jogo extra em solo neutro, Roma, que também terminou em empate (2 a 2). A Turquia levou a melhor no sorteio realizado na Suíça. Franco Gemma, o garoto que tirou o papel do sorteio, viajou para a Copa como mascote do time turco.

6. Na Copa de 1954, pela primeira vez, um jogador conseguiu, duas vezes no mesmo torneio, marcar mais de 3 gols em uma partida de Copa do Mundo. A façanha do húngaro Sandor Kocsis só foi repetida duas outras vezes na história das Copas: em 1958, pelos francês Just Fontaine, e em 1970, pelo alemão Gerd Muller.

7. Como pode-se perceber, a Hungria era, desde o começo do Mundial, a favorita para conquistar o título. Antes de começar a Copa, vinha de uma série invicta de 28 jogos internacionais. Na final, acabou perdendo para a Alemanha, que conquistou sua primeira Copa do Mundo.

8. No dia 4 de julho de 1954, 65 mil pessoas foram ao estádio Wankdorf, em Berna, para ver a Hungria ser campeã. O time favorito abriu o placar, chegando aos 2 x 0. Mas a Alemanha, zebra da Copa, conseguiu empatar e, aos 39 minutos do segundo tempo, o alemão Helmut Rahn marcou o gol da virada, garantindo o placar final de 3 x 2 para a Alemanha. O dramático jogo também ganhou um apelido: “O Milagre de Berna”. Foi a final mais surpreendente da história das Copas do Mundo.

9. Alguns dias antes, a Hungria havia destruído os alemães na fase de grupos, em uma partida que terminou em 8 x 3.

10. A Copa de 1954 foi a primeira a ser televisionada, graças aos avanços locais da tecnologia. Mas foi só em 1970, no México, 16 anos depois, que, graças ao advento da comunicação via satélite, o evento completo foi transmitido globalmente.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

10 curiosidades sobre a Copa de 1970 (México)

10 curiosidades sobre a Copa de 1970 (México)

1. Foi nessa Copa que se começou a utilizar cartões vermelho e amarelo. O primeiro a receber um amarelo foi o soviético Evgeny Lovchev, em um jogo contra o México. O primeiro cartão vermelho veio apenas na Copa seguinte, em 1974. O...

10 curiosidades sobre a Copa de 1966 (Inglaterra)

10 curiosidades sobre a Copa de 1966 (Inglaterra)

  1. Foi nessa Copa que surgiu a primeira mascote de um Mundial da Fifa. Era o leão Willie. 2. Na elaboração da lista de 43 nomes para a Copa de 1966, um dirigente da CBD ponderou que havia pouca gente do Corinthians e sugeriu a convocação do zagueiro Ditão. Na...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This