Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre a Copa de 1934 (Itália)

24 de abril de 2019

1. A Copa de 1934 deveria ter sido disputada na Suécia, mas o país desistiu de sediar o Mundial por problemas financeiros. A Itália, então, foi a substituta.

2. O nome do navio que levou a Seleção Brasileira até a Itália era Conte Biancamano.

3. Mais uma vez, o Brasil foi prejudicado pelas brigas entre a Companhia Brasileira de Desportos (CDB) e a Associação Paulista de Esportes Atléticos. Para não serem convocados pela CBD, alguns jogadores que jogavam em São Paulo chegaram a ser escondidos numa fazenda, que foi cercada de guardas armados. Como o lugar era tenebroso, um diretor do Palestra Itália os transferiu para sua casa de praia.

4. O Uruguai não participou da Copa em represália à ausência dos italianos em Montevidéu, quatro anos antes. Em 1938, os uruguaios mais uma vez ficaram ausentes, devido a uma greve no futebol local.

5. O goleiro da seleção brasileira seguiu a carreira de cartola depois de pendurar as chuteiras. Roberto Gomes Pedrosa foi presidente da Federação Paulista de Futebol e chegou a emprestar seu nome ao antigo Torneio Rio-São Paulo, embrião do campeonato nacional.

6. Em 1933, os italianos resolveram procurar jogadores filhos de italianos na América do Sul, planejando ganhar o título e faturar dividendos para o general Benito Mussolini. Levaram os brasileiros Filó e De Maria e os argentinos Monti, Guaita e Orsi.

7. Ao entrar no gramado, a seleção italiana fazia a saudação fascista de Mussolini.

8. O primeiro gol de pênalti da Copa de 1934 aconteceu na única partida do Brasil no Mundial, contra a Espanha, feito pelo espanhol Iraragorri. O jogo terminou 3 a 1 para os europeus, e eliminou o Brasil ainda na primeira fase.

9. Prova da influência de Benito Mussolini na seleção italiana de 1934 era o apelido do time: “Azzurra de Mussolini”. O ditador fez questão de escolher os juízes que apitariam cada partida do Mundial, a fim de favorecer os italianos. Deu certo: em 1934, a Itália sagrou-se campeã do mundo pela primeira vez.

10. Em 2006, a FIFA encontrou alguns erros nos arquivos das Copas e o jogador tcheco, Oldrich Nejedly, que dividia a artilharia de 1938 com Conen (Alemanha) e Schiavio (Itália), teve mais um gol reconhecido. Assim, Nejedly fica com a liderança isolada do campeonato.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

10 curiosidades sobre a Copa de 1970 (México)

10 curiosidades sobre a Copa de 1970 (México)

1. Foi nessa Copa que se começou a utilizar cartões vermelho e amarelo. O primeiro a receber um amarelo foi o soviético Evgeny Lovchev, em um jogo contra o México. O primeiro cartão vermelho veio apenas na Copa seguinte, em 1974. O...

Eliminatórias

Eliminatórias

  Copa   Jogos   Gols   Itália (1934)   27   141   França (1938)   22   96   Brasil (1950)   26   121   Suíça (1954)   57   208   Suécia (1958)   89   341   Chile (1962)...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This