Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Atleta e cartola

24 de abril de 2019

 

Para não jogar dinheiro fora, o COB instituiu uma seleção rigorosa para o envio dos atletas a Helsinque, em 52. E, para entrar na viagem, não bastava ser bom: além disso, o comitê reservava-se o direito de não convocar atletas “com conduta desabonadora”.

Um dos esportes que tiveram seu comparecimento aos Jogos ameaçado foi o pólo aquático. Apesar de passados vinte anos, ainda estavam frescos na memória dos conselheiros do COB os acontecimentos dos Jogos de Los Angeles, quando os brasileiros do pólo deram uma surra num juiz húngaro, sendo eliminados da competição.

Quem interveio foi João Havelange, então presidente da Federação Metropolitana de Natação do Rio, e ele mesmo atleta da Seleção de pólo aquático. Veterano olímpico – ele já havia participado como nadador, em Berlim-36 -, o jogador-dirigente alegou que a fama dos jogadores de pólo aquático era justa, mas que se faria o possível para que nenhum aborrecimento voltasse a acontecer. Citou ainda outro argumento excepcional: disse que, assim, os argentinos ficariam muito à frente do Brasil neste esporte, pois iam ganhando experiência internacional. O pólo-aquático foi a Helsinque e Havelange pôde computar sua primeira grande vitória como cartola – o hábil estrategista, que chegaria à presidência da FIFA, ainda teria muitas outras.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Uma seleção de curiosidades sobre o Rei Pelé

Uma seleção de curiosidades sobre o Rei Pelé

Os Correios lançaram o selo em homenagem ao milésimo gol de Pelé em 28 de novembro de 1969 – apenas nove dias após o feito. No ano seguinte, Pelé aparece também no selo que saúda o tricampeonato mundial, conquistado no México. O fotógrafo Ronaldo Kotscho, de Placar,...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This