Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre Galvão Bueno

24 de abril de 2019

1. Galvão Bueno começou sua carreira trabalhando na Rádio Gazeta de São Paulo, em 1974. Passou pela Record e pela Bandeirantes até chegar à Rede Globo. Sua estreia nessa emissora aconteceu em 1981. Ele narrou o jogo do Flamengo contra o Jorge Wilstermann pela Taça Libertadores.

2. Na década de 90, Galvão Bueno deixou de lado sua carreira na Rede Globo para um trabalho meteórico em outra emissora: a Rede OM, que depois viraria CNT. Foi lá que ele narrou a primeira conquista da taça Libertadores do São Paulo F.C., em 1992.

3. Antes da fama, trabalhou em uma fábrica de plásticos.

4. Galvão gosta de fumar charutos. Sua marca favorita é o cubano Hoyo de Monterrey.

5. Uma das “más lembranças” do narrador é o “É tetra, é tetra” da final da Copa de 1994. Hoje, Galvão considera exagerada sua reação à vitória brasileira.

6. Foi nesse mesmo jogo da Copa de 1994 que o locutor popularizou também a frase “vai que é tua, Taffarel”, em referência ao goleiro brasileiro. O Brasil venceu a Itália por 3 x 2 na disputa de pênaltis.

7. Galvão Bueno caiu de um cavalo em sua fazenda em Londrina (Paraná) em 2004. O animal se assustou e empinou, derrubando o locutor. Ele sofreu quatro fraturas no braço esquerdo e precisou ser operado e afastado temporariamente da televisão.

8. Durante a abertura da Copa de 2010, brasileiros fizeram com que a frase “Cala Boca Galvão” fosse a mais comentada do Twitter. Internautas de outros países questionaram o significado, e um grupo não identificado de brasileiros decidiu tirar um sarro de Galvão Bueno. Explicou que “cala boca” significava “salve”, e “galvao” era um pássaro em extinção no Brasil. Disseram ainda que havia uma campanha para ajudar na preservação do animal, em que a entidade protetora dos “galvões” ganharia 10 centavos para cada mensagem “Cala Boca Galvão” no Twitter. A história rendeu até uma reportagem do jornal norte-americano The New York Times.

9. Galvão Bueno não atua só no ramo esportivo. Ele foi um dos sócios responsáveis pela negociação que acabou trazendo a rede de fast food Burger King para o Brasil, em 2007. Mais tarde, devido a uma disputa judicial, ele acabou largando a sociedade.

10. Outras negócios que preenchem o contracheque de Galvão Bueno: criação de gado e produção de vinho. Os bovinos de sua fazenda em Londrina são vendidos em leilão. É lá também que são produzidos os vinhos da marcar Bueno Wine, fundada pelo locutor em 2006.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Uma seleção de curiosidades sobre o Rei Pelé

Uma seleção de curiosidades sobre o Rei Pelé

Os Correios lançaram o selo em homenagem ao milésimo gol de Pelé em 28 de novembro de 1969 – apenas nove dias após o feito. No ano seguinte, Pelé aparece também no selo que saúda o tricampeonato mundial, conquistado no México. O fotógrafo Ronaldo Kotscho, de Placar,...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This