O 26 de outubro de 1863 é considerado o dia da criação do futebol. Foi nessa data que, ao fim de seis reuniões no bar Freemason’s Tavern, em Londres, foi criada a The Football Association e, com ela, aprovadas as 17 regras do futebol.
Uma das mais polêmicas marcações do futebol, o impedimento foi criado em 1866 e alterado várias vezes desde então. Hoje já se admite o passe dado em direção ao atacante que estiver na mesma linha do penúltimo defensor.
A partir de 1870, um time passou a contar oficialmente com onze jogadores, 10 na linha e um como goleiro.
O córner, também chamado de tiro de canto e escanteio, surgiu em 1872.
O travessão foi introduzido no futebol em 1875. Substituiu as precárias fitas de tecido que uniam as duas traves laterais.
A rede apareceu em 1890, com o objetivo de identificar mais claramente a marcação dos gols. Nesse mesmo ano, as faltas dentro da área passaram a ser penalizadas com a marcação de um pênalti.
A numeração das camisas foi introduzida no futebol inglês em 1939. A novidade chegou ao Brasil dez anos depois, com o objetivo de facilitar as anotações dos árbitros ingleses que vieram apitar no Rio de Janeiro e em São Paulo. Eles foram contratados para adaptar os brasileiros à arbitragem da Fifa, às vésperas da Copa de 1950.
A partir da Copa do Mundo de 1994, a Fifa implantou regras para dar mais vibração aos jogos. A vitória passou a valer três pontos, e cada time pode fazer três substituições. Ao invés de cinco atletas no banco, cada seleção pode ter até onze reservas.
0 comentários