Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Curiosidades sobre as regras do futebol

24 de abril de 2019

O 26 de outubro de 1863 é considerado o dia da criação do futebol. Foi nessa data que, ao fim de seis reuniões no bar Freemason’s Tavern, em Londres, foi criada a The Football Association e, com ela, aprovadas as 17 regras do futebol.

Uma das mais polêmicas marcações do futebol, o impedimento foi criado em 1866 e alterado várias vezes desde então. Hoje já se admite o passe dado em direção ao atacante que estiver na mesma linha do penúltimo defensor.

A partir de 1870, um time passou a contar oficialmente com onze jogadores, 10 na linha e um como goleiro.

O córner, também chamado de tiro de canto e escanteio, surgiu em 1872.

O travessão foi introduzido no futebol em 1875. Substituiu as precárias fitas de tecido que uniam as duas traves laterais.

A rede apareceu em 1890, com o objetivo de identificar mais claramente a marcação dos gols. Nesse mesmo ano, as faltas dentro da área passaram a ser penalizadas com a marcação de um pênalti.

A numeração das camisas foi introduzida no futebol inglês em 1939. A novidade chegou ao Brasil dez anos depois, com o objetivo de facilitar as anotações dos árbitros ingleses que vieram apitar no Rio de Janeiro e em São Paulo. Eles foram contratados para adaptar os brasileiros à arbitragem da Fifa, às vésperas da Copa de 1950.

A partir da Copa do Mundo de 1994, a Fifa implantou regras para dar mais vibração aos jogos. A vitória passou a valer três pontos, e cada time pode fazer três substituições. Ao invés de cinco atletas no banco, cada seleção pode ter até onze reservas.

 

Web Stories

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A volta dos Botões Brianezi

A volta dos Botões Brianezi

Desde o final de 2020,  o empresário Alexandre Badolato passou a ser chamado de "Alexandre da Brianezi". Depois de 20 anos fora do mercado, a Botões Brianezi voltou a existir por causa de um acordo feito entre ele e Lúcio Brianezi, herdeiro da marca. Paulo Brianezi,...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This
Quem inventou o jogo de cartas Uno Os 100 anos dos ursinhos da Haribo Qual é a origem do Creme Nivea? Você conhece o axolote, o “monstro aquático”?