Basebol

1. Uma comissão especial reuniu-se em 1907 nos Estados Unidos para determinar a verdadeira data de nascimento do beisebol. Um ano depois, ela concluiu que Abner Doubleday inventou o jogo na cidade de Cooperstown, no estado americano de Nova York (EUA), em 1839. Historiadores esportivos colocaram em dúvida essa decisão, relatando referências ao beisebol na Inglaterra de 1700 e nos Estados Unidos da metade do século 13 (um jogo chamado rouders e levado para os Estados Unidos pelos colonos ingleses.

2. As primeiras regras do beisebol moderno foram escritas por Alexander Cartwright Jr. em 1845 e o primeiro jogo disputado que as utilizou aconteceu em 19 de junho de 1846, quando o New York Nine venceu o New York Knickerbockers por 23 a 1.

3. No ano de 1871, foi fundada a Associação Nacional de Beisebol Profissional.

4. Apesar de ser chamado de “esporte de japoneses”, o beisebol foi trazido ao Brasil, em 1850, por americanos que trabalhavam em empresas como a Light, Companhia Telefônica, Frigorífico Armour e funcionários do Consulado dos Estados Unidos. O primeiro time brasileiro foi criado em 1919 pelo japonês Kenji Sassawara e chamava-se Mikado. Com o desenvolvimento do esporte, principalmente no interior de São Paulo, onde os imigrantes japoneses trabalhavam em fazendas, foram sendo organizados torneios. Em 24 de setembro de 1946 acabou sendo fundada a Federação Paulista de Baseball e Softball.

5. A vida útil de uma bola de beisebol numa partida profissional é de sete arremessos. Nos campeonatos oficiais dos Estados Unidos, são utilizadas 600 mil bolas por ano.  Receber uma pancada forte com um taco de beisebol equivale a ser atingido por um tijolo arremessado do 20º andar de um edifício.