Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Stock Car

24 de abril de 2019

 

  •  A Stock Car Brasil foi criada em 1979, depois que a modalidade Divisão 1 (D1) foi extinta.
  • A primeira prova da Stock Car aconteceu no Autódromo de Tarumã, Rio Grande do Sul, e contou com 19 competidores, todos correndo em Opalas, único carro permitido, com motores de seis cilindros. O ganhador foi Affonso Giaffone.
  • Com o passar dos anos, a Stock Car inovou e se tornou multimarca. Em 2007 correram carros da GM, Volkswagen, Mitsubish e Peugeot.
  • A estrutura do carro é feita de fibra de vidro reforçada.
  • Os carros não têm faróis dianteiros, eles são pinturas na lataria. Os traseiros funcionam normalmente.
  • O peso mínimo de um carro com o piloto pronto para a corrida, água, óleo, combustível e todos os outros fluídos necessários é de 1250 quilos.
  • Os carros da Stock Car são mais velozes no Autódromo de Curitiba, no Paraná. Lá, eles atingem a velocidade de 256 quilômetros por hora.
  • Para facilitar o acesso à Stock Car, foi criada a Stock Car Light. As corridas dessa categoria obedecem ao mesmo calendário da principal, mas com algumas diferenças nos carros, que são um pouco menos velozes. Existe ainda a Stock Jr.,criada em 2006, para os pilotos de kart que querem ingressar na categoria ou para os pilotos que não se profissionalizaram.
  • O piloto Cacá Bueno, campeão em 2006 e 2007, é filho do locutor esportivo Galvão Bueno. O nome completo de Cacá é Carlos Eduardo Galvão Bueno, ele nasceu no dia 24 de julho de 1976.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Acidentes fatais

Acidentes fatais

  1985 – O piloto Zeca Gregoricinski ficou preso nas ferragens depois de uma batida em Interlagos, São Paulo. O carro pegou fogo e o piloto não conseguiu sair. 2001 – O cearense Laércio Justino perdeu o controle do carro e depois de uma série de batidas colidiu...

Os vencedores

Os vencedores

  Ano   Vencedor   1979   Paulo Gomes   1980   Ingo Hoffmann   1981   Afonso Giaffone   1982   Alencar Jr   1983   Paulo Gomes   1984   Paulo Gomes   1985   Ingo Hoffmann   1986...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This